Maria Fernanda Monteiro assume novo posto de head jurídico da Sombrero Seguros

Profissional já atuou em todo ecossistema do mercado de seguro e resseguro e traz visão de negócios para área da companhia

A advogada Maria Fernanda Novo Monteiro acaba de assumir como head da área jurídica da Sombrero Seguros. A empresa, que iniciou seus trabalhos em 2022, buscava uma profissional que tivesse experiência de mercado e uma visão voltada para o setor de negócios. O início do processo seletivo visava um analista jurídico sênior, porém, após o primeiro contato com Maria Fernanda, a Sombrero optou por mudar os planos e contratar uma head jurídica para estruturar essa área na empresa.

Com experiência de 15 anos focada na área de seguros, Maria Fernanda passou por todo o ecossistema desse mercado: seguradoras, resseguradoras, corretoras e escritórios de advocacia que atendiam essas empresas. A trajetória garantiu uma visão global do setor, competência que faz toda a diferença para os desafios de agilidade e inovação da empresa.

“Muitas vezes dentro de uma empresa você nota que existe temor em relação ao setor jurídico, como se ele estivesse lá para impor barreiras ou algo do tipo. Quando você entende o negócio como um todo, isso muda. Você consegue entender de forma mais ampla as demandas do outro e às vezes até visualizar saídas que mesmo os gestores de outros departamentos não conseguem encontrar”, observa Maria Fernanda.

Formada em Direito na Instituição Toledo de Ensino (ITE), em Bauru, ela buscou seu primeiro emprego na área de seguro rural. Foi morar em um dos principais centros do agronegócio nacional, Cuiabá, onde teve contato logo de cara com um pool enorme de seguros. Nessa fase, um escritório de São Paulo especializado notou o talento da jovem e a levou para a capital paulista. “Foi quando descobri de fato que era com isso que eu queria trabalhar”, conta.

Dali em diante a carreira passou por uma construção, em que cada nova etapa era um tijolo que se somava às experiências anteriores. Passou por grandes grupos do setor como Mapfre, Swiss Re e Itaú. Sua experiência imediatamente anterior à Sombrero Seguros foi na Blue3 Investimentos, onde atuava na área de seguro garantia.

Maria Fernanda elenca a transição de carreira para a Blue3 como um dos grandes desafios da sua carreira. Na época precisou conciliar o ingresso em uma outra empresa em plena gravidez do filho Pedro, hoje com sete meses, e nesse período ainda respondeu pela criação de um novo setor. A experiência fortaleceu ainda mais sua determinação e mostrou que as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

Para a Sombrero, a chegada de Maria Fernanda representa a estruturação de uma área jurídica atenta ao ambiente legal e regulatório e ao negócio da seguradora, o que se torna possível com as qualificações que a profissional adiciona ao time. Além disso, atende ao propósito da companhia de aumentar a presença feminina em postos de decisão. “Estamos avançando nessa direção por toda sinergia que observamos entre a empresa e a Maria Fernanda, que estende-se ao perfil de reconhecer o valor e a força das mulheres nesse segmento”, diz Marcelo Chidid, head administrativo.

“Foi essa profissional que eu quis construir, uma advogada que cumpre o papel jurídico, mas que tem um olhar para a área de negócios”

Agora na Sombrero Seguros, Maria Fernanda soma ao seu currículo a missão de atuar em uma empresa extremamente jovem e dinâmica, nascida na era digital e que logo no seu primeiro ano de existência já se colocou ombro a ombro com as maiores do mercado. A inovação que existe no DNA da Sombrero também está presente no histórico da sua nova head jurídica, que já foi agente e inovação na área de seguros.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas