AIDA Brasil realiza XV Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência

O evento aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu – Paraná

Nos dias 30 e 31 de março, em Foz do Iguaçu – Paraná, a Associação Internacional de Direito de Seguros realizou seu tradicional Congresso que busca fomentar o estudo, aprimoramento, atualização e troca de experiências sobre o direito do seguro, resseguro e previdência privada. O evento reuniu cerca de 300 congressistas.

Juliano Ferrer, presidente da AIDA Brasil, que está à frente do seu segundo Congresso, realizou a abertura junto aos representantes das principais entidades do setor. Para Juliano, o evento conseguiu cumprir seu objetivo de troca de ideias e aprendizado. “Foi, efetivamente, um evento muito bacana! Tivemos palestras super interessantes e acredito que esse tenha sido o ponto alto do evento. As reuniões de grupos trouxeram para debate temas super relevantes e atuais, as pessoas ficaram empolgadas com aquilo que estava sendo debatido”, disse.

Após a abertura, merecidamente, o presidente fez a entrega da placa de Personalidade de Direito AIDA 2022 para Ana Rita Petraroli Barretto, ex-presidente da AIDA Brasil. Para Ana, receber esse prêmio foi emocionante. “Receber esse prêmio é muito importante pra mim, ainda mais este ano que completo 30 anos de formada, 30 anos que sou advogada. E esse mês de março é o mês das mulheres e isso, pra mim, tem um impacto ainda mais importante. A AIDA, historicamente, é uma instituição que trata muito bem as mulheres, a nossa primeira presidente foi uma mulher”, disse.

No primeiro dia, tivemos dois painéis. O primeiro com o tema “O novo cenário jurídico do seguro garantia em obras públicas”, como presidente da mesa André Tavares e os palestrantes foram João de Girolamo e Ricardo Loew. Já o segundo painel abordou o tema “O rol de procedimentos e eventos em saúde suplementar e os impactos da lei 14.454/22” e foi composto por Milena Fratin, como presidente de mesa e os palestrantes convidados foram Vera Valente (FenaSaúde), Daniel Wei Liang Wang e Vanessa Teich.

Num segundo momento, aconteceu o lançamento dos livros: Aspectos Jurídicos dos Contratos de Seguros – Ano Vlll, coordenado por Pery Saraiva Neto e Angélica Carlini e Planos de Saúde e os impactos do Rol da ANS – Regulação, Segurança e Novas Tecnologias, coordenado por Gabriel Schulman, Lidiane Mazzoni e Milena Fratin. No fim da tarde, foram realizadas as reuniões dos Grupos Nacionais de Trabalho de Inovação, Automóvel e Pessoas (conjunta), Processo Civil, Solução de Conflitos e Seguro Saúde (conjunta) e Compliance & Regulatório e Resseguro (conjunta).

No segundo dia, AIDA Brasil assinou acordo de cooperação técnica com a FGV – Fundação Getúlio Vargas, representada por Marcus Mendonça, com o objetivo de participar do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros. Para Ferrer, esse foi mais um passo dado no sentido da pesquisa, estudo e aprimoramento.

Para iniciar as palestras do segundo dia, o terceiro painel colocou em pauta o tema “A evolução jurisprudencial da Responsabilidade Civil e seu impacto no seguro e novos produtos”. Como presidente da mesa, contamos com Inaldo Bezerra e os palestrantes foram Carlos Pianovski, Gustavo Galrão e Danielle Djouki.

Em seguida, foram realizadas as reuniões dos Grupos Nacionais de Trabalho de Responsabilidade Civil, Garantia, Agronegócio & Seguro e Transportes. Na sequência, foi realizado quarto painel abordou o tema “Práticas de ESG em seguros” e teve como presidente da mesa Pery Saraiva Neto. Os palestrantes foram Angélica Carlini, Fátima Lima e Délton Carvalho. Em seguida, foi realizado o quinto painel com o tema Judiciário – Atuação e Visão – CNseg e teve como presidente de mesa Juliano Ferrer e contou com a participação de Glauce Carvalhal, diretora jurídica da CNseg.

Realizado com sucesso e com a lotação máxima, Ferrer falou sobre a mudança que foi feita para deixar atuais os temas que foram expostos. “O próximo Congresso a gente começa a preparar daqui a meia hora, conversando, trocando ideias e analisando qual será a melhor forma de ser feito, temos certeza que será um grande evento, novamente, em março do próximo ano. Por enquanto vamos apreciando esse evento que foi muito bacana, estamos muito satisfeitos”, explicou.

O evento contou com o patrocínio ouro da Bradesco Seguros e Porto, patrocínio prata da CNseg, ENS – Escola de Negócios e Seguros e Sindseg PR e, como apoiadores ABGR, FenaSaúde, IAP – Instituto de Advogados do Paraná, IDIS – Instituto pela diversidade e inclusão no setor de seguros, Junto Seguros, OAB Paraná, Sincor-PR, Sincor-SP, Sou Segura e SUSEP.

Confira o balanço do evento: https://www.youtube.com/watch?v=Nu0mfB1YltQ

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas