Allianz aumenta em 24,2% o lucro operacional e chega a 3,7 bilhões de euros

Grupo confirma previsão para o ano inteiro

1T 2023:

• O volume total de negócios sobe 3,9% e alcança 46 bilhões de euros

• Lucro operacional aumenta 24,2% e chega a 3,7 bilhões de euros; desempenho robusto, especialmente nos segmentos de Vida/Saúde e Ramos Elementares (P&C)

• O resultado líquido de shareholders’ core totaliza 2,2 bilhões de euros

• Forte coeficiente de capitalização Solvency II de 206%, comparado a 201% no final do 4T2022[1]

Previsão:

• Meta do lucro operacional de 2023 é confirmada em 14,2 bilhões de euros, mais ou menos 1 bilhão de euros2

Outros itens:

• Anunciado novo programa de recompra de ações de até 1,5 bilhão de euros

“Nós podemos ficar orgulhosos do nosso lucro operacional e nossos resultados, um reflexo da nossa força, nossas competências e a execução consistente da nossa estratégia. Mais uma vez, fomos beneficiados pelo nosso mix de negócios diversificado e entregamos um desempenho particularmente forte no segmento de Ramos Elementares (P&C), puxado por uma precificação robusta, contínua disciplina na subscrição e foco na ampliação dos ganhos de produtividade. Nossa forte rentabilidade e capitalização destacam a aspiração de continuarmos sendo o parceiro de confiança dos nossos clientes para garantirem seu futuro, enquanto eles passam um período de hesitação e incerteza”, Oliver Bäte, CEO do Grupo Allianz.

Nota: os resultados financeiros se baseiam nas novas normas contábeis internacionais IFRS 9 (Instrumentos Financeiros) e IFRS 17 (Contratos de Seguro), as quais foram adotadas a partir de 1º de janeiro de 2023. Os períodos comparativos foram ajustados para refletir a aplicação dessas novas normas contábeis.  

1 Excluindo a aplicação de medidas transicionais para provisões técnicas.

2 Como sempre, catástrofes naturais e desdobramentos adversos nos mercados de capitais, assim como os fatores apontados na nossa nota de advertência com relação a declarações prospectivas, podem afetar seriamente o lucro operacional e/ou o lucro líquido das nossas operações e os resultados do Grupo Allianz.

DESTAQUES FINANCEIROS  

Receitas totais

1T 2023: As receitas totais subiram 3,9% e alcançaram 46 bilhões de euros, impulsionadas pelo segmento de Ramos Elementares (P&C) que se beneficiou dos preços e volumes mais elevados. Esse resultado foi parcialmente compensado pelo menor volume de receitas no segmento Vida e Saúde, primariamente devido aos volumes menores em produtos de prêmio único (single-premium) e ao decréscimo nos ativos sob gestão (AuM) no nosso segmento de Gestão de Patrimônio.

O crescimento da receita interna, com os ajustes por transposição cambial e efeitos de consolidação, permaneceu forte registrando 3,5%, puxado pelo segmento de Ramos Elementares (P&C).

Lucros

1T 2023: O Lucro operacional saltou 24,2% e totalizou 3,7 (1T 2002: 3,0) bilhões de euros. Isso se deveu a um resultado mais elevado em nossas operações nos EUA no segmento Vida e Saúde, e ao resultado mais forte do serviço de seguro do segmento de atividade de Ramos Elementares (P&C). Isso foi parcialmente neutralizado pelo segmento de Gestão de Patrimônio devido às receitas reduzidas provenientes dos bens sob gestão e a um rácio de custos/receitas (CIR) mais elevado.

O resultado líquido de shareholders’ core foi forte, registrando 2,2 (1T 2022: 0,4) bilhões de euros, devido tanto ao lucro operacional mais alto como a um melhor resultado não operacional. O resultado não operacional no ano anterior foi impactado por uma provisão relacionada à questão dos fundos estruturados Alpha da AllianzGI nos EUA.

O lucro líquido atribuível aos acionistas foi de 2,0 (1T 2022: 0,5) bilhões de euros, num aumento substancial em parte devido à provisão acima mencionada.

O core earnings per share (Core EPS)3 foi de 5,43 (1T 2022: 1,02) euros.

O Retorno sobre o Patrimônio Líquido (RoE) anualizado foi de 15,6% (ano cheio de 2022: 12,7%).

Em 10 de maio de 2023, a Allianz anunciou um novo programa de recompra de ações de até 1,5 bilhão de euros. O programa deverá ter início no final de maio de 2023 e será encerrado em 31 de dezembro de 2023.

Coeficiente de capitalização Solvency II

O Coeficiente de capitalização Solvency II foi de 206% ao final do 1T 2023, comparado aos 201% no final do 4T 2022. Incluindo a aplicação de medidas transicionais para provisões técnicas, o coeficiente de capitalização Solvency II foi de 232% ao final do primeiro trimestre de 2023, comparado a 230% no final do quarto trimestre de 2022.

3 Cálculos de EPS e RoE baseados no lucro líquido Core dos acionistas.  

DESTAQUES POR SEGMENTO  

“Os resultados da Allianz no primeiro trimestre demonstraram um forte desempenho e comprovada resiliência em todos os segmentos. Aplicando pela primeira vez as regras IFRS 9 e 17, nós entregamos nossos resultados com ainda mais clareza e transparência, e provamos nossa capacidade de criar valor.

  • Nossa atividade nos Ramos Elementares (P&C) apresentou excelente crescimento interno, impulsionado pela precificação saudável, que contribuiu para neutralizar o impacto da inflação. O aumento significativo no lucro operacional se deve à nossa estrita disciplina na subscrição e ao foco nos ganhos de produtividade.
  • A criação de valor em Vida e Saúde é acentuada. Nossa rentabilidade aqui se apoia em grande parte na solidez da nossa atividade em curso, bem como na robustez do valor dos novos negócios (NBV).
  • Nossa ativa Gestão de Patrimônio registrou 14,9 bilhões de euros em ingressos e nossos ativos de terceiros sob gestão atingiram 1,7 trilhão de euros. Esses números prenunciam sólido desenvolvimento em rentabilidade.

Confirmamos nossa previsão para o ano de um lucro operacional de 14,2 bilhões de euros, mais ou menos 1 bilhão de euros”, Giulio Terzariol, CFO do Grupo Allianz.

Ramos Elementares (P&C): crescimento dinâmico

1T 2023: As Receitas totais cresceram 11,2% elevando-se a 24,1 (21,7) bilhões de euros.

Com os ajustes por transposição cambial e efeitos de consolidação, o crescimento interno foi acentuado registrando 11,1%, sustentado pelo efeito de volume de 5,0%, pelo efeito preço de 5,6%, assim como por um efeito da comissão de serviço de 0,5%. As maiores contribuições para esse crescimento vieram de AGCS, Turquia, Allianz Partners e Alemanha.  

O lucro operacional teve alta de 22,7% e atingiu 1,9 (1,5) bilhão de euros, graças ao resultado operacional mais elevado no serviço de seguro, o que foi parcialmente compensado pelo resultado operacional ligeiramente mais baixo do investimento.  

O índice combinado teve melhora de 1,9 ponto percentual alcançando 91,9% (93,8%). O índice de sinistralidade se beneficiou de um maior efeito de atualização (discounting effect) e de um menor número de sinistros devido a catástrofes naturais. Isso foi parcialmente neutralizado pelo resultado menor do run-off. O rácio de despesas teve melhora de 0,5 pontos percentuais ficando em 24,9% (25,4%).

Vida e Saúde: excelente margem nos novos negócios

1T 2023: O PVNBP, valor atual dos prêmios dos novos negócios, totalizou 18,5 (21,1) bilhões de euros, impulsionado primariamente por volumes menores em produtos com prêmio único na Alemanha e na Itália, e isso foi ligeiramente compensado pelo aumento nos volumes nos EUA, graças ao resultado da promoção de vendas das pensões vitalícias a índice fixo. Outros decréscimos na Alemanha foram motivados por impactos econômicos, basicamente por conta de descontos mais elevados em prêmios recorrentes.  

O lucro operacional subiu para 1,3 (0,8) bilhão de euros, beneficiando-se sobretudo de um melhor resultado nos Estados Unidos. A publicação da Margem de Serviço Contratual (CSM) ficou estável e em linha com as expectativas.

A Margem de Serviço Contratual (CSM) com 52,4 bilhões de euros teve alta de 0,2 bilhão de euros desde o final de 2022. O valor dos novos negócios permaneceu saudável e o retorno das atividades em curso (in-force return) resultaram em um sólido crescimento normalizado de 1,1% no primeiro trimestre.  

A margem de novos negócios (NBM) cresceu 5,5% (4,9%), impulsionada por um mix de negócios aprimorado e por taxas de juros mais altas. O valor dos novos negócios (VNB) permaneceu estável em 1,0 (1,0) bilhão de euros.

Gestão de Ativos: captação líquida positiva

1T 2023: As receitas operacionais foram de 1,9 bilhão de euros, registrando recuo de 8,1%. As comissões de desempenho mais altas foram mais do que compensadas por receitas menores provenientes dos bens sob gestão (AuM).  

O lucro operacional foi de 723 (832) milhões de euros, num declínio de 13,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com os ajustes para efeito de transposição cambial, o lucro operacional teve diminuição de 16%. E a relação custo-rendimento (CIR) subiu para 62,0% (59,7%).  

Os ativos de terceiros sob gestão totalizavam 1,668 trilhão de euros em 31 de março de 2023, um aumento de 33 bilhões de euros desde o final de 2022. Ingressos líquidos positivos de 14,9 bilhões de euros e impactos de mercado favoráveis de 42,2 bilhões de euros foram parcialmente compensados por efeitos negativos de transposição cambial de 23,4 bilhões de euros.  

O total dos ativos sob gestão foi de 2,174 trilhões de euros no final do primeiro trimestre de 2023, refletindo a tendência dos ativos de terceiros sob gestão.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas