CCS-SP abre espaço para associados debaterem questões que afetam a categoria

Durante o almoço, corretores de seguros discutiram desde riscos declináveis até o Simples, além de outros temas.

Apresentação de novos associados do CCS-SP

O Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) reservou a tarde de 5 de setembro para ouvir seus associados. No Circolo Italiano, em almoço fechado, os corretores de seguros discutiram diversos temas que estão na agenda do dia da categoria. “Diante de um mercado dinâmico como o de seguros, repleto de novidades, o papel do Clube é trazer informação aos corretores de seguros e promover a análise e o debate sobre assuntos que podem interferir na atividade”, disse o mentor do CCS-SP, Álvaro Fonseca.

Marcos Motta, José Roberto de Souza Bonito e Álvaro Fonseca

Uma das questões levantadas foi a possibilidade de exclusão da categoria do Simples Nacional a partir de propostas em discussão no Congresso Nacional, que alteram o limite de faturamento. Presente no encontro, o presidente do Sincor-SP, Boris Ber, tranquilizou os corretores. “A tendência é que não haja mudanças agora”, disse. Ele afirmou que encara o tema com cautela e, ao mesmo tempo, otimismo.

Marcos Motta, José Roberto de Souza Bonito e Álvaro Fonseca

O problema dos riscos declináveis, recorrente no mercado, foi comentado pelo ex-mentor Henrique Elias e pelos associados Marcos Motta e José Amarildo Ferreira Bastos. O Sincor-SP, segundo Boris Ber, tem se reunido com seguradoras e resseguradoras para tentar uma solução. Uma delas seria a volta do cosseguro. Ele contou que as reuniões são técnicas com a participação de especialistas. “Já existe um diagnóstico, agora é preciso ter coragem”, disse.

“Enquanto os riscos não forem taxados de forma científica e estruturada, não será possível resolver esse pepino”, disse o associado Antonio Penteado Mendonça. Henrique Elias se queixou dos prêmios agravados para riscos pequenos. Boris Ber disse que o mercado se acomodou com a situação, no entanto, a sinistralidade está aumentando. “Tenho visto muitos sinistros em condomínios, residências e empresas, como incêndios e explosões, em que os riscos estão desprotegidos”, disse.

Álvaro Fonseca, Boris Ber, Wilson Matos de Lima e Edmar Fornazzari

Outros assuntos abordados no encontro foram as oportunidades de negócios oferecidas pelo segmento consórcios; os impactos no seguro de transportes com a nova Lei 14.599/23; a necessidade de aumentar a representatividade feminina no CCS-SP e no mercado etc. Penteado Mendonça aproveitou a oportunidade para divulgar o seu podcast “No Ritmo da Vida”, que aborda seguros e assuntos contemporâneos. “Ouçam, é uma oportunidade de discutir o Brasil real”, disse.

O CCS-SP também abriu espaço para a divulgação da CamaraSin, câmara de mediação do Sincor-SP, e o Credicor-SP, cooperativa de crédito dos corretores de seguros. “A nossa câmara de mediação tem muita credibilidade e alcance. Coloquem-na no dia a dia de vocês”, disse Adevaldo Calegari, presidente da CamaraSin. Já Luiz Ioels, presidente da Credicor-SP, trouxe uma boa notícia. “O resultado é excepcional e o valor do lucro distribuído neste ano até julho já alcançou o valor pago no ano passado”, disse.

Novos associados

Durante o evento, o CCS-SP deu as boas-vindas a três novos associados. José Roberto de Souza Bonito, corretor de seguros em Santos (SP) e ex-presidente do Clube dos Corretores de Seguros da Costa da Mata Atlântica, foi apresentado ao lado dos padrinhos Álvaro Fonseca e Marcos Motta.

Nascido no Rio de Janeiro e com atuação profissional na corretagem em Salvador (BA) e em São Paulo, o novo associado Luiz Gustavo Monteiro de Alvarenga recebeu a placa dos padrinhos Álvaro Fonseca e Paulo Rogério dos Santos. Já Wilson Matos de Lima, construiu carreira no mercado segurador e nos últimos dois anos comanda uma assessoria de corretores. Ele recebeu a placa das mãos de Álvaro Fonseca, Edmar Fornazzari e Boris Ber.

No encerramento, o mentor do CCS-SP falou sobre a agenda de eventos até o final do ano. Ele adiantou que o Clube está preparando uma homenagem à categoria, em comemoração ao Dia do Corretor de Seguros, e que a festa de confraternização será no dia 29 de novembro. Já o almoço de outubro será transferido para novembro, por causa da coincidência de data com o Conec. “Teremos muitas atividades até o final do ano e no próximo já estamos concluindo a agenda com muito sucesso”, disse.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas