Compromisso com os princípios ESG são a marca da Zurich no mundo

•             Missão da companhia é promover padrões internacionais de melhores práticas que contribuam com a gestão adequada de riscos e problemas sociais, ambientais e econômicos mais urgentes da atualidade.

•             Ambição da Seguradora Zurich é ser uma das empresas mais responsáveis e de maior impacto no planeta.

A Zurich está empenhada globalmente em promover melhores práticas que contribuam enfrentar os desafios ambientais, sociais e governamentais que são cada vez mais complexos.  A companhia é signatária dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2011 e integra a Net-Zero Asset Alliance, Grupo formado por seguradoras líderes de mercado que tem o compromisso de fazer a transição de suas carteiras de subscrição de seguros e resseguros para zero emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2050. Para reduzir as emissões, a companhia aderiu em 2019 ao Business Ambition, com a meta de limitar o aumento da temperatura média global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

Outro grande projeto de sustentabilidade do Grupo é o Zurich Forest, parceria fechada em 2020 com o Instituto Terra, organização ambiental sem fins lucrativos, fundada pelo renomado fotógrafo Sebastião e seu esposa Lélia Salgado. O objetivo da parceria é plantar 1 milhão de mudas de árvores no período de oito anos para recriar florestas nativas e restaurar a biodiversidade na antiga fazenda “Bulcão”, no vale do Rio Doce, em Minas Gerais. O conjunto das ações rendeu à companhia o 1º lugar da edição 2020 do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) no segmento da indústria de seguros, realizado anualmente pela consultoria S&P Global.

Edson Franco

“A nossa ambição é ser uma das empresas mais responsáveis e de maior impacto no planeta. Por isso, além da sustentabilidade com foco na resiliência climática, o aspecto social é outra frente de atuação da Zurich. Apoiamos importantes instituições no mundo que atuam na promoção de mais qualidade de vida e bem-estar para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social”, afirma Edson Franco, CEO da Zurich no Brasil.

“Estamos comprometidos também em ajudar nossos clientes e parceiros na transição para uma nova economia de baixo carbono, por meio de gestão de riscos e desenvolvimento de seguros, coberturas complementares, produtos de investimentos e serviços de consultoria que os apoiem em suas práticas ambientais, sociais e econômicas”, diz Franco.

Sustentabilidade nos produtos e serviços

Os pilares da Zurich são focados em mudanças climáticas, sustentabilidade no trabalho e confiança na sociedade digital. A companhia trabalha na oferta de produtos e serviços para auxiliar os clientes e parceiros na jornada sustentável de seus bens de consumo e reduzir seu impacto ambiental.

Conheça nossos produtos e serviços conectados a temas de sustentabilidade:

o            Seguros para riscos pessoais (Vida, AP, Prestamista, Educacional) – produtos para proteção de renda e inclusão financeira.

o            Seguro para veículos elétricos e híbridos – em 2019, a Zurich lançou o primeiro seguro do Brasil para veículos elétricos e híbridos. Produto comercializado pela seguradora em Portugal, Suíça e Inglaterra.

o            Seguro para instalação e montagem de painéis solares – em 2020, lançou seguro de instalação e montagem de painéis solares para empresas e pessoas físicas.

o            Certificação de Selo Verde – Parceria com o Instituto da Qualidade Automotiva para certificar oficinas parceiras que adotam práticas sustentáveis nos reparos automotivos. Mais de 130 oficinas já foram certificadas e a meta é certificar todas da rede nos próximos anos.

o            Descarte Ecológico – descarte ecológico de 22 toneladas de móveis e equipamentos elétricos em 2021 de clientes; 2 toneladas a mais que em 2020.

o            Zurich Recicla – Em 2021, reciclamos 1,2 tonelada de resíduos eletrônicos oriundos dos serviços de reparo de celulares e computadores.

ESG nos nossos Investimentos

o            R$ 62 milhões alocados em títulos verdes, representando 2% do valor total de mercado de nossos investimentos em 2021. Redução significativa, de mais de 70%, de nossa pegada de carbono nos investimentos em dois anos.

o            No Brasil, a seguradora apoia as bandeiras da Iniciativa Brasileira de Finanças Verdes (IBFV), entre outros projetos.

Iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa

o            Por meio de nosso programa de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), em parceria com a Z Zurich Foundation, desde 2018, já doamos aproximadamente R$ 28 milhões a instituições sociais e a ações locais que atuam na promoção de mais qualidade de vida e bem-estar para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social. Desde 2018, o voluntariado corporativo contou com mais de 7 mil horas de dedicação dos colaboradores da seguradora de mais de 1 mil colaboradores.

Futuro do Trabalho

O foco da companhia também está na preparação dos colaboradores para o futuro do trabalho. A Zurich promoveu estudos com a Oxford para compreender e preparar os colaboradores com aptidões e habilidades para um ambiente cada vez mais digital e híbrido. Parte da criação de um futuro de trabalho sustentável da Zurich é garantir o desenvolvimento de perfis diversificados de futuros trabalhadores, trazendo diferentes perspectivas e experiências para o ambiente profissional.

Diversidade e Inclusão

Em 2021, nosso Conselho de Governança D&I, composto por sete pilares de diversidades, ganhou quatro diretores sponsors, para fortalecer ainda mais sua atuação. Pilares de D&I: Interculturalidades; LGBTQIA+; Gerações Seniores; Novas Gerações; Étnico-racial; Pessoas com Deficiência; Gênero.

Compromissos assinados

o            Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+: 10 compromissos assinados em prol de ações sobre o tema capazes de promover a mudança positiva no ambiente empresarial e na sociedade.

o            Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial: 10 compromissos assinados para promoção da inclusão racial e superação do racismo.

o            ONU Mulheres – Prêmio WEP: 7 princípios que visam fomentar a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil.

Compromissos sustentáveis a longo prazo

o            Pacto Global da ONU: Desde 2011, a Zurich é signatária do Pacto Global da ONU e está comprometida a alinhar a cultura da empresa com a estratégia e as operações diárias aos dez princípios universalmente aceitos pelo pacto nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

o            UNEP FI e PSI: Desde 2017, é signatária do UNEP FI e PSI, um framework global que visa incorporar a identificação de riscos e oportunidades ambientais, sociais e de governança no setor de seguros.

o            PRI (Principles for Responsible Investment): Desde 2012, é signatária do PRI e compromete a incorporar ESG aos seus investimentos.

o            Ambição 1,5°C: A Zurich é a primeira seguradora a assinar o contrato da ONU que visa limitar o aumento da temperatura da Terra a 1,5°C.

o            Net-Zero Insurance Alliance (NZIA): Signatária do NZIA, Grupo formado pelas seguradoras líderes do mercado, a Zurich também tem o compromisso de fazer a transição de suas carteiras de subscrição de seguros e resseguros para zero emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2050.

Livro “Zurich Startup since 1872”

Para comemorar o aniversário de 150 anos, a seguradora lançou o livro “Zurich Startup since 1872” que traz uma coletânea de depoimentos dos colaboradores do mundo todo que trazem suas memórias pessoais e contam como apoiaram a transformação da companhia nesses anos. O livro digital, com versão em inglês, pode ser visto no link: https://www.zurich.com/en/about-us/150anniversary/ebook#the-living-book

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas