Desafios Climáticos e as perspectivas do mercado segurador em debate

Evento promovido pela CNseg reuniu lideranças do Mercosul, governo federal e seguradoras

Integrantes da indústria seguradora, governo federal e o Mercosul se reuniram nesta quinta-feira, 19, para um dia de debates sobre os impactos das transformações climáticas no mercado segurador. Promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) na sede do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em Brasília, o encontro foi dividido em cinco painéis que abordaram as questões regulatórias, o agronegócio e os riscos climáticos.

Para o diretor Técnico e de Estudos da Confederação, Alexandre Leal, o risco climático e a sustentabilidade já são debatidos de forma ampla pelo setor. “Somos um dos signatários dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI), Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-FI), que estabelece algumas questões que precisam ser observadas nas condições dos negócios em relação à sustentabilidade global e, obviamente, a questão climática está inserida nesse campo”, enfatizou.

Leal ainda trouxe para a discussão a importância da circular nº 666, da Superintendência de Seguros Privados (Susep). “Quando não tinha regulação, as empresas atuavam de formas muito diversas em relação à temática e, por isso, havia uma disparidade na adoção de questões de sustentabilidade no âmbito dos seus negócios. Ao longo do tempo, com as adaptações realizadas, é possível notar a harmonia nos trabalhos realizados”, explicou o executivo da CNseg.

O diretor de Riscos da Caixa Residencial, Laurindo dos Anjos, conta que a sinalização da circular sobre o estabelecimento de uma comunicação mais próxima com a sociedade é uma oportunidade para a indução da cadeia produtiva, ou seja, estimular mudanças. “A cultura de seguros ainda está aquém do que poderia ser, mas o mercado acredita na mudança e se enxerga como um agente capaz de dar a prestação de conta para a sociedade”, reiterou Anjos.

A qualificação profissional é uma das vertentes que pode auxiliar no crescimento do setor segurador como um todo. “Precisamos envolver os diversos setores e trazer para a mesa a importância do tema, bebendo de fontes que tenham um conhecimento mais avançado”, disse Thamirys Chaves, Agro UW Manager da Newe Seguros.

O encerramento do evento ficou por conta do reconhecimento da necessidade da realização de outros debates no nível deste. A diretora de Sustentabilidade e Relações de Consumo, Ana Paula de Almeida, acredita ser necessário promover outros ambientes de diálogo transversais para o enfrentamento da emergência climática. Parceiro na realização do encontro, o MMA acredita que este é um momento ímpar na agenda do clima. “Tudo o que estamos fazendo agora vai culminar em pontos da agenda do Brasil no G20 e na COP30”, afirmou André Luiz Campos de Andrade, diretor da Secretaria Nacional de Mudança do Clima do Ministério.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas