Seguradoras que atendem critérios ESG têm preferência de consumidores

Curitiba discutirá metodologia ESG em evento, dias 26 e 27, na Federação das Indústrias

As seguradoras não se limitam mais a indenizar os danos, mas também incentivam e oferecem soluções para a prevenção de riscos. Essa é uma tendência que os consumidores desejam, conforme revela o mais recente estudo da Bain & Company – realizado pela Dynata com 28.765 consumidores de 14 países.

Os millennials, por exemplo, estão dispostos a pagar mais por um seguro de vida que inclua medidas de redução de riscos, sendo que 41% deles manifestaram essa preferência. A pesquisa também aponta que cerca de 80% dos entrevistados querem que as seguradoras adotem iniciativas de sustentabilidade ambiental, social e governança (ESG) em suas ofertas.

FÓRUM GLOBAL – E estratégias de ESG estarão em discussão em Curitiba. Será o Fórum Global ESG Unilivre, a ser realizado nos próximos dias 26 e 27, na Federação as Indústrias do Paraná (Fiep), e apresentará os desafios e o benefícios da implantação de critérios ESG.

O evento pretende mostrar como uma metodologia que tem atraído cada vez mais a atenção de empresas, entidades, setor público e privado, ONGs e comunidades, tem contribuído para a adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança.

Os tópicos que definem a ESG (Ambiental, Social e Governança) estarão no foco das discussões, com palestras e painéis temáticos para a indústria, agronegócio, tecnologia, logística, turismo e cidades.

ABERTURA – A palestra que abre o evento, no dia 26, será “O impacto do poder público na Agenda ESG”, e tem como convidados o juiz de Direito Ricardo Piovesan, integrante do Projeto Moradia Legal, do Tribunal de Justiça do PR, e do Diretor Jurídico da Sanepar, ex-Controlador-Geral do Estado do Paraná, Raul Clei Coccaro Siqueira. A moderação será de João Cordeiro, Diretor da Unilivre e da Red Onward Internacional Brasil.

O Secretário Estadual de Cidades do Governo do Paraná e Vice-Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, fará, na sequência, a palestra “Impactos da Governança Municipal para a Sociedade”.

O evento ainda abordará temas como “Tecnologia e ESG no Agronegócio: desafios vivenciados pelo setor”, “A logística do futuro: gestão de impactos ambientais e sociais do setor e benefícios da pauta ESG”, “ESG como impulsionador de negócios para as indústrias” e “Finanças sustentáveis e ESG como caminho para o crescimento econômico e gerador de impacto”.

SEGUNDO DIA – No dia 27, os temas serão “Mudanças climáticas, transição energética e mercado de carbono: desafios e oportunidades para empresas e governos”, que terá participação de Simone Campos, Diretora de Tecnologia e Inovação do Tecpar e da Dra Maria Tereza Uille Gomes, Presidente do Instituto Clima e ex-Conselheira do Conselho Nacional de Justiça, além de pesquisadores da Unilivre.

O evento também contará com uma palestra online, intitulada “Transição do turismo tradicional para o turismo ESG”, o painel “O ESG como redutor das desigualdades e da pobreza, condutor de inovação e criação de valor para as comunidades”, a mesa-redonda “Planos e realidades da formação educacional da sociedade”, que tem como convidados Gisele Mantovani, Presidente da Associação de Escolas Particulares; Graciela Muniz, Vice-Reitora da UFPR; Markus Busch, da Akron. A moderada será Zânia Dorio, da Unilivre.

O painel “Responsabilidade social corporativa pela ótica da diversidade e da inclusão” tem como convidados Ananda Puchta, Líder de Diversidade da Ben&Jerry’s e Presidente da Comissão de Diversidade de Gênero da OAB-PR; Leandro Corrêa, Gerente de Gente Diversidade e Inclusão da Arcos Dorados (McDonald’s); Roberto Leite, servidor da Coordenação de Política Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Família. A moderação será de Silvia Elmor, Coordenadora de Conteúdo do Fórum Global ESG Unilivre e Coordenadora da Câmara ESG da Associação Comercial do Paraná.

Está programada também uma mesa de entrevista, com participantes de diversas entidades. O programa termina com a palestra “Consequências da Inteligência Artificial para a Agenda ESG: o papel dos algoritmos na segurança das cidades, na mobilidade urbana e no desenvolvimento sustentável”, tendo como convidados Marcos Mello, Superintendente de IA da Serpro; Maurício Pimentel, Diretor-Presidente do ICI; ULysses Neto, co-Fundador da Carbon Tech; Caio Castro, Sócio-Diretor da Icities – Smart Cities Solutions e moderação de Sérgio Coelho, consultor de Inovação e fundador da Rabbitty.

MAIS COMPLETO – Segundo a organização do evento, será o mais completo já realizado sobre o assunto no Brasil, pois contará com especialistas, de diferentes setores, que compartilharão experiências de boas práticas relacionadas ao tema. A programação completa você confere em https://forumglobalesg.org.br/

O evento é uma iniciativa da Universidade Livre do Meio Ambiente, com apoio da Rede Paraná Tecnologia e Metrologia, Sesi/Fiep e Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

ESG é uma sigla que representa os três pilares fundamentais da sustentabilidade empresarial: Environmental (ambiental), Social (social) e Governance (governança). O conceito ESG tem ganhado cada vez mais relevância, pois envolve a consideração de critérios ambientais, sociais e de governança nas práticas do dia a dia.

INSCRIÇÕES – As inscrições podem ser feitas no endereço  https://www.sympla.com.br/evento/forum-global-esg-

unilivre/2126382 . Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 99922-5595 ou e-mail unilivre@unilivre.org.br .

SERVIÇO:

Fórum Global ESG Unilivre

Dias 26 e 27 de setembro

Fiep – Avenida Com. Franco, 1.341, Campus Indústria, Jardim Botânico – Curitiba, PR.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas