Sincor-SP realiza no Outubro Rosa live sobre inteligência emocional

A consultora Rosana Sá apresentou a importância do autoconhecimento e da busca por ressignificação para garantir bem-estar

O Sincor-SP realizou nesta quinta-feira (26/10), uma live especial em celebração ao Outubro Rosa com o tema “Inteligência emocional: como está a sua?”. A apresentação de Rosana Sá, CEO da Cyclos Consultoria, teve mediação de Simone Fávaro, 1ª vice-presidente do Sincor-SP.

“Sempre fazemos questão de preparar uma live especial para as mulheres neste mês do Outubro Rosa”, afirmou Simone. “A campanha tem essa missão de estimular nós, mulheres, a reservar um tempo de qualidade para cuidar da nossa saúde e isso envolve todas as áreas das nossas vidas. Para viver bem, precisamos cuidar também do espiritual e do emocional”, frisou.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que bem-estar é um estado subjetivo que vai além de ter saúde. “E a inteligência emocional é importantíssima para obter esse bem-estar ou conseguir entender quando não estamos bem para fazermos algo para voltarmos ao eixo”, apontou Rosana Sá.

O maior desafio de uma mulher é ter percepção equilibrada de quais são as suas próprias necessidades e o que fazer com elas. Rosana trouxe uma pesquisa da Faculdade Lyon, na França, que diz que as pessoas estão com a cabeça no presente apenas 5% do tempo, o passado as chama para conversar 70% do tempo, e o futuro 25. “Essa estatística nos alerta coisas importantes. Uma delas é que a nossa conversa com o passado tem dois indicadores interessantes, um é a gratidão e outro é o aprendizado. Aprendizado e gratidão fazem com que conversemos de forma saudável com nosso passado, saudosismo não, apenas os afunda num lugar que não existe mais. E futuro não deve ser para ansiedade, a maneira saudável de lidar com futuro é com planejamento. No tempo presente devemos pensar no futuro, ser gratos com o passado e aprender com o que deu certo e o que deu errado”.

As pessoas estão em constante transformação. “É fundamental ampliar a visão para poder alterar destinos. Mulheres se reinventam em várias gerações, estão abertas para desenvolverem novas oportunidades de crescimento pessoal, profissional, renda, relacionamentos e autonomia. É empoderamento na prática, abertura para se desenvolver e criar ótimas oportunidades”.

Rosana disse ainda que trabalhar em equipe é uma ação de intencionalidade entre gerações. “Precisamos umas das outras, precisamos conviver em gerações e nos ajudar. As ações operacionais damos um jeito e fazemos, mas temos que analisar assuntos estratégicos, sobre os quais ‘a vida vai mandar fatura depois’. É preciso ter inteligência emocional, autoconhecimento, gestão de tempo, focar em vendas e negociação (no caso das corretoras), atendimento diferenciado e consultivo, definição clara de objetivos e metas, comunicação não violenta, amar e ser amada, e outras questões particulares a cada pessoa”, pontuou.

O tempo de cada um é precioso, por isso é preciso pensar em como investi-lo em vez de simplesmente o gastar. “Corretagem de seguros é uma abordagem consultiva, a mulher que investe neste segmento tem que ser uma profissional de vendas consultivas, uma empresária, uma mulher de negócios. A todo momento avaliar o percurso e, se preciso, se reinventar, construir um novo caminho, fazer dar certo”.

Para a consultora, são investimentos necessários: tempo de qualidade para estudar, abrir-se para novos relacionamentos pessoais e profissionais, gerar uma visão clara de onde está (realidade), olhar com expectativas positivas para o futuro (planejar). “A inteligência emocional apoia e impulsiona a alteração de destinos. Olhares mais nítidos alteram destinos e decisões, então aí está a importância de buscar profissionais, de estudar. Alterar destinos é ressignificar, e inteligência emocional apoia alteração de destinos. Ressignificar é uma das mais poderosas ferramentas para sermos felizes”.

É importante ter atenção para ressignificar em várias fases da vida. “Alterar destinos é recomeçar e nunca é tarde para isso. A inteligência emocional definirá o seu êxito, porque ela dá eixo para reorganizar”, concluiu.

Ao fim do evento, foram sorteados vouchers da Vivara para as mulheres corretoras de seguros associadas que geraram o número da sorte no aplicativo Sincor Digital.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas