Susep participa de Encontro Anual Drex 2023

Superintendente representou a Autarquia no evento organizado pelo Banco Central do Brasil

Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Superintendente, Alessandro Octaviani, participou ontem, 07 de dezembro, do Encontro Anual Drex 2023, que promoveu um debate aberto sobre o futuro digital do sistema financeiro e apresentou o andamento da Iniciativa Drex. O evento ocorreu em Brasília (DF), na sede do Banco Central do Brasil, organizador do evento.

Junto com representantes de outros reguladores do sistema financeiro, Alessandro Octaviani participou do painel “O papel do regulador na economia digital”. Compuseram o painel, além do Superintendente, Fabio Araujo, Consultor do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos do Banco Central do Brasil; Jorge Alexandre Casara, Gerente de Inteligência em Supervisão de Riscos Estratégicos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Fabiana Rodopoulos, Auditora de Finanças e Controles da Secretaria do Tesouro Nacional (STN); e Fernando Duarte Folle, Coordenador de Normas de Investimentos da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC). A mediação foi feita por Danielle Teixeira, Líder de Projetos de Inovação da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac).

Em sua fala, o superintendente Alessandro Octaviani comentou sobre as iniciativas da Susep relacionadas à economia digital e seus vários processos e de que formas essas ações se conectam com o Drex. A primeira ação destacada pelo superintendente foi o Open Insurance. “É uma enorme tentativa de trazer o consumidor para uma ambiência contratual, na qual ele tem muita transparência de informação”, explicou.

Octaviani também mencionou os avanços proporcionados pelo Sistema de Registro de operações (SRO). “Com o sistema, o fiscalizador tem todas as informações do que as fiscalizadas fazem em tempo real. Não voltaremos a fiscalizar em papel, ou meramente as auditorias de final de ano. Estamos digitalizando a nossa economia”, acrescentou.

O Encontro Anual Drex 2023 tratou, ainda, de temas como finanças “tokenizadas”, economia verde, e contou com a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que, na abertura do evento, falou sobre o Futuro Digital do Sistema Financeiro Nacional.

O evento foi transmitido e pode ser assistido no Canal do Banco Central no YouTube.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas