Clientes mais abertos

Momento é propício para o corretor informar e proteger seu segurado com novos produtos; companhias auxiliam na diversificação de portfólio

Os brasileiros estão mais preocupados com a saúde e com o futuro, e isso fica claro nos dados de mercado. De acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), o segmento de seguros de pessoas arrecadou R$ 192,3 bilhões em 2021, o que representa um crescimento de 11,5% frente ao ano de 2020. O ramo vida, especificamente, apresentou um crescimento de 17,4% e arrecadou R$ 23,4 bilhões em 2021. A pandemia tornou as pessoas mais conscientes da importância do seguro, seja de saúde, odontológico, vida ou previdência privada, com foco no planejamento de longo prazo.

“Antes, as vendas de seguro de vida, basicamente, se davam quando os corretores de seguros ofertavam o produto aos seus clientes. Nos anos recentes, percebemos que isso mudou e passou a ser cada vez mais comum o segurado demandar o corretor de seguros com a necessidade de contratar um seguro de vida Individual ou Coletivo”, afirma Edglei Monteiro, diretor Comercial de Saúde e Vida da Sompo Seguros. “Com a pandemia, a percepção da necessidade de estar resguardado por uma apólice de seguro de vida ficou ainda mais evidente para quem já tinha consciência e conhecimento sobre esse tipo de produto. O assunto passou a ser abordado com mais frequência nos meios de comunicação, mais pessoas buscaram informações sobre o seguro de vida”, observa.

A carteira de Pessoas se destacou nos últimos dois anos, mas, segundo Marcos Kobayashi, diretor Comercial Nacional Vida da Tokio Marine, o crescimento vinha antes do início da pandemia, boa parte em função do trabalho e engajamento dos corretores de seguros e a maior percepção dos benefícios do seguro, inclusive para o uso em vida. “Com produtos cada vez mais modernos, inovadores e que atendam às necessidades dos consumidores, o interesse aumenta. Outro ponto que está na pauta e vem ganhando muito espaço é o planejamento financeiro das famílias, cada vez mais preocupadas com o futuro de seus entes queridos, a proteção patrimonial e até a sua alavancagem”, analisa.

A sociedade sentiu o cenário pandêmico pela perda de pessoas queridas e pelo aumento do desemprego. Entretanto, mesmo com uma expansão considerável do segmento nos últimos anos, uma grande parcela dos brasileiros ainda não considera o seguro de vida um item primordial para o seu planejamento financeiro, o que mostra que ainda há muito espaço para crescimento.

“A melhor forma de ampliar essa conscientização é investir cada vez mais em comunicação e educação financeira. Quanto mais eficiente for essa comunicação, melhor será a experiência do segurado e o seu grau de satisfação com a solução de proteção escolhida. Já a educação financeira tem se mostrado fundamental para que as pessoas se conscientizem de que são responsáveis pelo próprio futuro e precisam se planejar a longo prazo, com metas bem definidas, para terem uma vida saudável e financeiramente equilibrada”, avalia Bernardo Castello, diretor da Bradesco Vida e Previdência.

O mercado de seguros ainda é subpenetrado no Brasil. “Enquanto sociedade, ainda precisamos avançar na conscientização sobre a importância de se proteger no presente e se preparar para o futuro”, completa Marcelo Mascaretti, diretor Comercial de Vida, Previdência e Investimentos da SulAmérica.  Ele enfatiza que o posicionamento de Saúde Integral chega em um momento de grande oportunidade de contribuir com informações sobre os cuidados com a saúde de forma completa – física, emocional e financeira –, em todas as fases da vida, buscando proteção, tranquilidade e bem-estar hoje e no futuro.

A sobrecarga provocada pela pandemia no sistema de saúde evidenciou, especialmente, o papel fundamental da saúde suplementar. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mais de 48 milhões brasileiros foram beneficiários de planos de assistência médica em 2021 o que, além de desafogar o sistema público, garantiu atendimento de qualidade. “Durante a pandemia, nos adaptamos a uma realidade nunca imaginada em tempo recorde, reformulamos e criamos processos, cooperamos mais e usamos o meio digital com uma intensidade muito maior”, afirma Carolina Molla Lorenzatto, diretora-executiva Comercial e Produtos na Amil.

O período impulsionou o uso da telemedicina, que era oferecida pela empresa desde 2019 para um grupo seleto de clientes. “Com o isolamento, expandimos em março de 2020 a oferta desse serviço para todos os nossos 3,4 milhões de clientes de planos médicos. Hoje, já superamos a marca de 2 milhões de atendimentos via telessaúde”.

Suporte para o corretor alavancar os negócios

Pensando na expansão da carteira, os corretores devem abraçar o conceito de assistência multicanal, fazendo a ponte entre o mundo on-line e o off-line. A Bradesco investe na geração de leads mais assertivos para o corretor, com o objetivo de aumentar as oportunidades de negócios e aprimorar o relacionamento com o cliente. “Incluímos ferramentas mais ágeis e digitais, desde o primeiro contato do cliente para contratação até o momento da regulação do seguro. Disponibilizamos ferramentas para vendas digitais como: aceite de proposta digital; digitalização das propostas; folheteria de produtos e aviso de sinistro 100% digital. Além de aprimorar a interface dos canais, tais como o Portal de Negócios e o Aplicativo BS Corretor, que consideramos indispensáveis para o trabalho dos corretores”, ressalta Castello.

A Amil se reorganizou e passou a usar o meio digital com uma intensidade muito maior. “Lançamos planos de saúde mais acessíveis para manter e atrair usuários; fizemos uso de novas plataformas virtuais de relacionamento; fortalecemos a gestão de aquisição de insumos médico-hospitalares; implementamos protocolos de enfrentamento da Covid-19 em nossas unidades hospitalares; e expandimos leitos”, conta Carolina.

Nova ferramenta foi lançada recentemente pela SulAmérica para impulsionar os negócios dos corretores no segmento de seguro de vida: o Contrata Fácil. “Por meio dessa funcionalidade, o parceiro gera um link de e-commerce e envia aos clientes para que eles possam finalizar a contratação do seguro de vida individual de forma 100% digital, com facilidade e segurança. O Contrata Fácil está disponível para contratação dos produtos Vida Simples e Acidentes Pessoais”, diz Mascaretti.

Outro diferencial da ferramenta é o Médico na Tela, disponível para os beneficiários e dependentes, de forma ilimitada, no ato da contratação do Vida Simples.

Além do trabalho dos executivos de contas junto aos parceiros, a Sompo tem aprimorado as ferramentas que auxiliam o corretor, assessorias e plataformas de seguros na gestão de seus contratos com a seguradora e no atendimento de seus clientes. “Uma novidade é o Faturamento Online. A ferramenta disponibilizada no ano passado e que apresentou um bom resultado no faturamento dos produtos Sompo PME Capital Global, desde março deste ano também está disponível para corretor de seguros fazer todas as movimentações on-line nas apólices do seguro Sompo Vida PME Super Simples”.

Para auxiliar o corretor a ser inserido no mundo digital, a Tokio Marine investe cerca de R$ 130 milhões por ano em tecnologia. “Em 2018, criamos a plataforma Brokertech para conscientizar e capacitar os corretores e assessorias a respeito de nossas ferramentas digitais, contribuindo assim para o aumento da produtividade e a geração de negócios”, diz Marcos Kobayashi.

Entre as ferramentas oferecidas pela companhia, destacam-se o aplicativo de gestão de carteira e cotadores; plataforma de comunicação digital para divulgação rápida e de alta qualidade nas redes sociais, e portal com conteúdo multimídia para capacitação de corretores e assessorias. A plataforma apoia o corretor na criação de peças digitais prontas para reforçar a marca da corretora e de vários ramos de seguros nas redes sociais.

Conteúdo da edição de janeiro/fevereiro/março (número 57) da Revista Aconseg-SP

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