Meio Ambiente: Grupo Bradesco Seguros aposta em iniciativas para se tornar cada vez mais sustentável

Seguradora desenvolve projetos em linha com as grandes agendas internacionais

Na semana que acontece o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, o Grupo Bradesco Seguros reforça seu compromisso com as práticas ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance). Em 2019, a Companhia revisou sua Estratégia de Sustentabilidade, considerando os principais desafios e tendências globais, a percepção dos stakeholders, os objetivos dos negócios da Organização, e as principais agendas nacionais e internacionais de desenvolvimento sustentável – especialmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Todas as medidas atendem aos pilares estratégicos de sustentabilidade do Grupo Bradesco Seguros: negócios sustentáveis, mudanças climáticas, relacionamento com o cliente, diversidade e inclusão, inovação e investimento social.

Valdirene Soares Secato

“Estamos elaborando o nosso 1º Relatório de Sustentabilidade que será publicado em breve, consolidando o compromisso do grupo com os critérios ASG e as práticas de sustentabilidade. Neste documento relatamos mais sobre compromissos e iniciativas do Grupo, como a adesão ao TCFD (Task Force on Climate Related Financial Disclosures) em 2022, que traz uma evolução na agenda do setor de seguros para os próximos anos, fortalecendo a gestão e implementando estratégias, processos e oportunidades relacionados ao tema. E também sobre o alinhamento com as novas exigências divulgadas pela SUSEP para o setor por meio da Circular nº 666 – que estabelece o cumprimento de ações para gestão dos riscos climáticos, sociais e ambientais.” – destacou, Valdirene Soares Secato, Diretora de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Ouvidoria do Grupo Bradesco Seguros.

A Bradesco Seguros também faz parte do primeiro grupo de Seguradoras que aderiram em 2012 aos Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI), procurando desenvolver ações que promovam o crescimento sustentável dos negócios de acordo com os princípios vigentes. Além de ser signatário do Pacto Global da ONU com ações alinhadas aos ODS, a seguradora também participa como membro do Comitê Diretivo Global, representando a América Latina no Setor de Seguros. “O Grupo Bradesco Seguros foca em agregar valor e contribuir para o desenvolvimento sustentável, fazendo a diferença não só aos nossos públicos, mas para toda a sociedade”, complementa, Valdirene.

Em relação aos compromissos assumidos, diversas ações voltadas ao ESG já são trabalhadas no Grupo Bradesco Seguros. Conheça algumas delas:

Negócios Sustentáveis

  • Descarte ecológico: O projeto Sinistro Sustentável, que compõe a ação, tem como objetivo recolher bens danificados na casa dos clientes Auto e Residencial e dar um destino socioambiental correto ao resíduo. O projeto visa evitar que estes resíduos sejam destinados de forma indevida. Se no modelo econômico linear o descarte é o estágio final da vida útil dos produtos, nos projetos da seguradora, fases como o reparo, o reuso, a remanufatura e a reciclagem são o recomeço. Em 2022, a Bradesco Seguros viabilizou a coleta de mais de 132 toneladas de materiais e evitou que fossem destinados de maneira indevida, poluindo o solo e reduzindo o uso de recursos naturais.
  • Fundo de Previdência Privada ASG:No segmento de Previdência, a Bradesco Vida e Previdência oferece três fundos formados por empresas com alto grau de comprometimento ambiental, responsabilidade social e governança corporativa, seguindo os princípios ESG: ‘Bradesco Princípios ESG Equities Global PGBL/VGBL’, voltado para a renda variável; e ‘Bradesco Princípios ESG Global Fixed Income Crédito Privado PGBL/VGBL’ e Ágora Princípios ESG Global Fixed Income, que concentram investimentos em renda fixa. Todos contemplam alocação em ativos locais e internacionais. Os dois primeiros são administrados pela Bradesco Asset Management, e o terceiro, pela Ágora Investimentos.

Mudanças Climáticas

  • Operação Calamidade:Em casos de alta demanda de chamados emergenciais dos segurados, a Bradesco Seguros promove Planos de Contingência e a Operação Emergencial de Tratamento de Sinistros, desenvolvida para quantificar e indenizar segurados envolvidos em tragédias naturais no menor prazo possível. Esta mobilização, em caráter especial, é estendida até a normalização do número de sinistros na região atingida.

Investimento Social

  • Semana de Educação Financeira: A seguradora desde 2019 marca sua participação na Semana Nacional de Educação Financeira, promovida pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira, com conteúdo que abordam planejamento e resiliência financeira para a população brasileira.
  • Projeto Integração Empresa-Escola (PIEE):Mantido desde 2004 pelo Grupo Bradesco Seguros, o Projeto Integração Empresa Escola (PIEE), atua conjuntamente com a Fundação Bradesco, com foco nas crianças do entorno de comunidades no bairro do Rio Comprido, na cidade do Rio de Janeiro, buscando incentivar o desenvolvimento e a prática de atividades culturais e esportivas. Atualmente, o projeto conta com 858 vagas e, desde a sua criação, várias ações foram desenvolvidas no PIEE, cujo enfoque foi a Ecoeficiência, o Voluntariado e a Diversidade;
  • Longevidade:O tema sempre foi tratado como prioridade no Grupo Segurador. Por isso, levamos conhecimento sobre aspectos sociais, financeiros e de saúde a todos os segurados, em linha com os temas: Finanças, Conhecimento, Convivência, Saúde e Bem-estar.

Outras ações voltadas ao tema estão disponíveis na página de Sustentabilidade do Grupo Bradesco Seguros.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas