Semana do Meio Ambiente na Porto

Em 1974, o que parecia algo distante da realidade de muitos países ganhou, enfim, corpo com a criação do Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) – mais especificamente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Desde então, há quase meio século, em 5 de junho, o mundo inteiro se debruça sobre essa causa, que vem ganhando novos contornos nos últimos anos, como a inclusão da agenda ESG no cotidiano da sociedade e de muitas empresas.

Quarenta anos depois da instituição do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 2015, a mesma organização estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio dos quais países signatários se comprometeriam com mudanças realistas e materializadas até o prazo de 2030. Faz-se cada vez mais crucial que essa adesão seja relembrada anualmente e posta em prática por empresas e poderes públicos.

Tendo em vista a importância da data, destacamos abaixo algumas ações da Porto no âmbito ASG. Confira:

Primeira ambulância elétrica: A companhia foi a primeira empresa da América Latina a implantar a primeira ambulância elétrica no grupo de modais, contando uma estimativa de redução de 87,33% nas emissões de gás carbônico equivalente, comparado com uma ambulância convencional com rodagem de 3.000 km/mês e consumo médio de diesel de 71 L/mês.

Modais + sustentáveis: A Porto possui uma série de iniciativas que visam reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. A exemplo está a utilização de modais mais sustentáveis de transporte. A frota de veículos elétricos da companhia é composta por bicicletas, motos, guinchos e Twizys. A companhia também disponibiliza 30 pontos de recarga gratuitos para veículos híbridos e elétricos, que estão disponíveis para segurados e não segurados nos Centros Automotivos Porto em São Paulo.

Renova Ecopeças: A Renova Ecopeças, pioneira no mercado de reciclagem e reaproveitamento de peças automotivas, desmontou mais de 2,4 mil veículos em 2022, além de dar uma destinação a outros 1.833, contribuindo para que 3.119 toneladas de resíduos automotivos pudessem ser recicladas. Foram ainda comercializadas mais de 58 mil peças, o que representa um volume 48% superior ao registrado no ano anterior. A Renova foi responsável por desmontar quase 30% dos veículos sinistrados com danos de grande monta (sucatas) da Porto, o que é um indicador de alta relevância no contexto de economia circular e de protagonismo no mercado.

Educação Socioambiental: Em 2022 a Porto deu início à Temporada de Sustentabilidade, que teve como objetivo contribuir com a aprendizagem sobre os conceitos de ASG (ambiental, social e governança). Foram realizados no ano passado, 163 ações que constituem a trilha completa de educação socioambiental como as Hortas Comunitárias, Concurso Cultura de desenho, Expedição e o Programa de Agentes Socioambientais entre outras ações que somaram 262.431 alcances e participações. Além disso, foi lançada a Jornada da Sustentabilidade e ASG, uma trilha de educação e aprendizagem para colaboradores(as) e Corretores(as) que busca ampliar o repertório sobre a temática, por meio de cinco fases de conteúdos em diferentes formatos como: podcast, vídeo pílulas, artigos, lives e muito mais. Em 2022, foram 2.990 conteúdos com acessos concluídos.

Medidas de redução do consumo de água, como captação de água da chuva, estação de tratamento de água interna, sistema dual flush e descargas a vácuo. Destaca-se em 2022 o consumo de água de reuso em algumas das instalações, onde de setembro a dezembro reutilizamos 2 mil m³ de água, o que gerou uma economia de mais de 48 mil reais.

Programa Hora da Terra: A iniciativa incentiva o desligamento das luzes dos prédios administrativos durante o período de uma hora, utilizando-se iluminação natural, o que em 2022 gerou economia de energia de 41.220 kwh, o equivalente a aproximadamente R$ 27 mil. Graças a autogeração de energia que a empresa garante a partir de placas solares, foi possível registrar 1.074.965 kwh.

Iniciativas para colaboradores: no mês de junho, os colaboradores da Porto terão uma experiência de conexão e aprendizado com uma edição especial da “Expedição Socioambiental”. A ação ocorrerá entre os dias 6 e 14 de junho e contará com iniciativas para conscientização do time sobre o tema. Ao final do evento, os participantes vão fazer um tour pelo Instituto Porto, que fica na região central de São Paulo. Além disso, será realizada a Oficina Terra na palma da mão. Nela, serão construídos pequenos terrários, onde será possível observar alguns ciclos naturais da Terra e quais os nossos impactos em cada um deles.

Dia da mobilidade: no dia 27 de maio, a Porto Seguro participou da 7ª edição do DME – Dia da Mobilidade Elétrica – na Avenida Paulista. Com o objetivo de estimular a mobilidade urbana por meio de veículos híbridos, PHEV (híbridos plug-in) e totalmente elétricos, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as tecnologias e sistemas de carregamento. A Porto Seguro participou do desfile com um guincho elétrico e um Twisy de sua frota de apoio eletrificada.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas