Tempo divulga seu primeiro relatório de sustentabilidade e reafirma seus compromissos na área ambiental

Companhia aperfeiçoa processos e práticas internas com projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa, aquisição de crédito de carbono e revalidação do selo de carbono neutro

Maior player nacional nos segmentos de assistências, conveniências e serviços especializados, a Tempo ampliou sua estratégia para alcançar objetivos e metas de sustentabilidade em 2023 e nos anos seguintes, aperfeiçoando práticas e processos internos, entre os quais estão incluídos projetos de redução de gases de efeito estufa, aquisição de crédito de carbono e revalidação da certificação do selo de carbono neutro, entre outras ações.

Segundo a 25ª edição da Pesquisa Anual Global com CEOs da PwC (25th Annual Global CEO Survey), a proporção de empresas brasileiras com compromissos Net-Zero e carbono neutro supera a média global. Outra conclusão positiva do estudo, que ouviu cerca de 4.500 executivos de 89 países, é que 27% das companhias sediadas no Brasil assumiram algum tipo de compromisso de se tornarem neutras em emissões de gases de efeito estufa, enquanto a média global é de 22%. Como a Tempo, muitas organizações do País têm assumido uma agenda de compromissos voluntários para alcançar o Net-Zero até 2050, objetivo estipulado pelo Acordo de Paris.

“Nosso principal compromisso está alinhado com os objetivos da Agenda 2030 e do Acordo de Paris, que visa praticarmos de forma recorrente a neutralidade das emissões de gases do efeito estufa em nossas operações. Isso foi definido há mais de dois anos e, desde então, a Tempo vem anualmente medindo a sua pegada de carbono e tomando iniciativas para compensá-las”, enfatiza o CEO Gibran Marona

Em 2023 será o terceiro ano consecutivo em que a empresa medirá e compensará as emissões. A expectativa é concluir as etapas até o final do terceiro trimestre deste ano, além da publicação dos Relatórios de Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa referente ao período de 2020 a 2022 no portal Registro Público de Emissões, considerado o maior banco de dados públicos de inventários corporativos da América Latina. Além disso, por meio dessas iniciativas, obter em setembro, a compensação das emissões e a revalidação do selo carbono neutro, certificação que a companhia já detém desde 2020.

Para o futuro da Tempo, a meta é reduzir as emissões reforçando o compromisso da organização com a agenda de sustentabilidade.

Plano estratégico detalhado

Para alcançar tais objetivos, a Tempo contratou a consultoria Green Domus para elaboração do Relatório de Sustentabilidade, bem como o levantamento das emissões geradas, e a Carbonext, que a assessorou na seleção dos projetos, visando a adquirir os créditos de carbono.

Neste e nos próximos anos, a empresa planeja desenvolver projetos de mitigação das emissões geradas por operações, criando e implementando iniciativas que possibilitem a sua redução. Também está no plano estratégico da companhia, a estruturação de todas as suas áreas, a fim de possibilitar a compensação das emissões de forma rápida, tão logo um serviço tenha sido finalizado, as emissões geradas serão compensadas imediatamente.

“Antes, as emissões eram mensuradas após o encerramento do ano para posteriormente serem neutralizadas. A partir de 2023, o objetivo é revisarmos esse fluxo e compatibilizarmos a emissão e a compensação para que ocorram de forma simultânea”, explica o head de Sustentabilidade, Rodrigo Chu. Além disso, a Tempo também conta com a adesão de seus mais de 2.500 colaboradores e empresas parceiras que, em conjunto, contribuem no cumprimento à sua agenda sustentável.

“Responsabilidade ambiental e sustentabilidade são temas bastante valorizados por nossos colaboradores”, atesta o executivo. “Criamos um canal e um fluxo específicos de comunicação, a fim de deixá-los atualizados sobre as iniciativas, conquistas e mantê-los engajados”, conclui.

Conheça mais sobre as inciativas da Tempo em seu Relatório de Sustentabilidade.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas