Unimed-Rio estimula a doação de sangue com a campanha #selfiequesalva

Ação tem o objetivo de contribuir para o aumento do estoque nos bancos de sangue do Rio

No mês em que é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06), a Unimed-Rio deu início à campanha #selfiequesalva com o objetivo de incentivar a doação de sangue entre a população. A ação faz parte do projeto Cores da Saúde, que apoia, ao longo do ano, os principais movimentos e campanhas de conscientização para uma vida mais saudável. O Junho Vermelho incentiva o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue, conscientizando a população sobre a importância do ato para salvar vidas.

“A campanha #selfiequesalva reforça esse significado de forma lúdica, ao mostrar a semelhança do ato de fazer uma selfie e a de doar sangue. Ela lembra que 90% dos brasileiros tiram selfie, mas apenas 1,6% doa sangue. Queremos sensibilizar a população para a importância desse ato, que ganha ainda mais relevância com a pandemia, em que houve um aumento da demanda de transfusão de sangue em pacientes que apresentam formas graves da Covid-19”, afirma Mauro Madruga, superintendente de Mercado e Operações na Unimed-Rio.

Entre as ações da campanha liderada pela cooperativa, está um desafio para que outras empresas participem e incentivos para que colaboradores, corretores e familiares de pacientes internados também se mobilizem para doar sangue. No Instagram da Unimed-Rio, a marca disponibilizou ainda um filtro que pode ser utilizado ao postar uma selfie doando sangue, com as frases: “Selfie que salva”, “Sou doador de sangue”, “Eu sou o tipo certo de alguém” e “Eu salvei quatro vidas”, fazendo uma alusão à quantidade de pessoas que podem receber o sangue coletado de apenas uma bolsa.

Para quem for doar em função da campanha, é importante mencionar que a doação é realizada em nome do Junho Vermelho. Assim, o gesto será contabilizado e destinado para a causa. Todos os bancos de sangue do Rio de Janeiro estão nessa campanha: Hemorio, Hematologistas Associados e o Grupo GSH, especialista em hemoterapia e terapia celular, do qual a Unimed-Rio é sócia, com 10% de participação.

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE

– Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).
– Estar em boas condições de saúde.
– Ter entre 16* e 69 anos, desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos.
*Jovens com 16 e 17 anos podem doar no Hemorio com autorização dos pais e/ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável. Confira o Modelo de autorização. No SERUM e no Hematologistas Associados, os jovens precisam estar acompanhados dos responsáveis legais.
– Pesar no mínimo 50 Kg.
– Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
– Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
– Se fez tatuagem e/ou colocou piercing, aguardar 6 meses para doar no Hematologistas Associados ou 12 meses no Hemorio ou no SERUM.
– Não possuir piercing na língua e/ou na região genital ou 1 ano após a retirada.
– Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses.
– Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias.
– Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS.
– Não ter diabetes em uso de insulina.
*Aguardar 48h para doar, caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.

ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:

– Febre – acima de 37°C
– Gripe ou resfriado
– Gravidez
– Pós-parto (90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana)
– Amamentação (até 1 ano após o parto)
– Uso de alguns medicamentos
– Anemia
– Cirurgias
– Extração dentária (7 dias)
– Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
– Transfusão de sangue: impedimento por 1 ano
❗ Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Para conferir os endereços dos bancos de sangue e os critérios específicos para o coronavírus, acesse o site da campanha: https://mude1habito.unimedrio.com.br/cores-da-saude/junho-vermelho/

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas