Care Plus lança programa para estimular a saúde integral de seus colaboradores

O programa de benefícios ‘Viva’ é baseado em cinco pilares para promover jornada de conhecimento e acolhimento de seus funcionários

A Care Plus – operadora de saúde premium com 30 anos de atuação e que em 2022 alcançou a marca de 300 mil beneficiários – lança o Programa VIVA, iniciativa que reúne e oferece maior visibilidade a todos os benefícios disponíveis aos seus colaboradores. Previsto como uma das metas de governança global do grupo Bupa, do qual a Care Plus faz parte desde 2016, o programa apresenta o universo de cuidado aos funcionários da operadora no Brasil e é estruturado em cinco pilares: Ambiental, Emocional, Físico, Financeiro e Social. “A partir deste mês, unimo-nos às outras unidades de negócio da Bupa neste programa que vai além do objetivo de ampliar a visibilidade sobre os benefícios oferecidos pela Care Plus enquanto marca empregadora”, explica Camila Pignatari, diretora de Gestão de Pessoas da Care Plus. “É uma oportunidade de incentivar novas maneiras de viver e oferecer qualidade de vida às nossas pessoas, o que está totalmente alinhado aos nossos valores de viver com Coragem, Empatia e Responsabilidade”, afirma.

Por meio da plataforma, a Care Plus disponibiliza recursos que visam promover a jornada de conhecimento de seus times. No pilar Ambiental, a operadora reforça as ações que visam contribuir para um planeta mais sustentável e incentiva as equipes a aderirem a iniciativas de redução de resíduos e economia de água. “Essa sempre foi uma diretriz muito presente no dia a dia da Care Plus e da Bupa”, ressalta Pignatari.

Vale lembrar que a sede da Care Plus, localizada em Alphaville (SP), possui o certificado LEED Gold – Leadership in Energy and Environmental Design. “Esse certificado só é possível a partir de alguns diferenciais, como plano de prevenção de poluição durante as obras, sistema de reaproveitamento de água, ar-condicionado com eficiência energética e outros pontos que reduzem o impacto ambiental”, elucida a diretora de Gestão de Pessoas.

O pilar Social busca acolher, promover o conhecimento e incentivar as pessoas que integram a operadora a também fazerem sua parte. Estão previstas ações de integração com um time de colegas influenciadores para iniciativas de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento, e cursos que visam tornar o time mais acessível. “O primeiro passo para a transformação do mundo é a transformação de quem somos e da maneira como nos posicionamos diante de determinadas situações”, reflete Camila. “Isso não é novidade, uma vez que – por sermos focados no cliente, nos cercamos de colaboradores que têm o mesmo DNA de nossa marca”, ressalta a diretora.

Já o pilar Emocional reforça o pioneirismo da Care Plus em cuidar da saúde mental das pessoas. Antes mesmo de o burnout ser considerado, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), um transtorno relacionado ao trabalho, a operadora de saúde já manifestava preocupação acerca da Saúde Mental e, em 2019, lançou o programa Mental Health. Nele, beneficiários contam com apoio especializado, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além do Mental Health, o Viva oferece aos colaboradores programas como o TelaVita e o Cuidado em Família, bem como iniciativas que visam o cuidado e bem-estar, como o Não Pira, Inspira, que reúne dicas em um perfil no Instagram – aberto ao público geral, que também pode acompanhar os conteúdos. “A pandemia trouxe à tona essa importância de priorizarmos também a nossa saúde mental e o fato destes programas se consolidarem desde então, por existirem aqui na Care Plus antes mesmo de ser uma demanda global nos orgulha muito”, aponta Camila Pignatari.

Enquanto o pilar Financeiro oferece cursos e orientação especial sobre gestão de finanças e controle de gastos, o pilar Físico reúne as iniciativas e programas de saúde que vão desde prevenção, consultas e orientação médica 24h, campanhas de conscientização de saúde, promoção à alimentação saudável e atividades físicas e programa de acompanhamento, acolhimento e orientação às gestantes.

“A integração destes pilares em um único programa ressalta as ações da marca considerando seu principal propósito – o foco no cliente –, considerando o colaborador como seu cliente interno e potencial agente multiplicador”, defende Pignatari.

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