Coletividade e Engajamento em Saúde: Rumo a 2030 com Tecnologia e Cuidado Integral do Paciente

Importantes temas para a saúde global foram debatidos nos painéis da tarde por especialistas no 27º Congresso Abramge que ocorre até amanhã (22)

O evento reuniu 700 participantes para acompanhar os painéis (Foto: Celina Germeer)

No segundo bloco do 27º Congresso Abramge, representantes do setor de saúde suplementar realizaram debates abordando temas importantes, sempre com foco nas perspectivas que possam gerar um futuro mais saudável e eficaz para o sistema de saúde.

Realizado em São Paulo, o 27º Congresso Abramge apresentou agenda repleta de palestrantes de destaque para os 700 participantes, como o painel “Saúde 2030: O que Esperar?“, moderado por Gustavo Ribeiro, vice-presidente de Relações Institucionais e Contratos Públicos do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, e que contou com a participação do deputado federal Pedro Westphalen (PP-RS), de Adriano Londres, empreendedor do Arquitetos da Saúde, e de Claudia Cohn, diretora de Negócios Nacionais do DASA.

Pedro Westphalen destacou que a pandemia da covid-19 mostrou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) na assistência médico-hospitalar à população, mas enfatizou que a saúde suplementar tem um papel de destaque atendendo mais de 50 milhões de beneficiários, inclusive apoiando o setor de saúde pública. “Estamos diante de vários problemas no Parlamento, como propostas que prometem alterar as regras dos planos de saúde, o que deve trazer retrocessos ao setor. Precisamos ficar atentos e trabalhar em conjunto com as entidades, pois a informação é fundamental, mas a prática é imprescindível”, declarou o deputado.

Para Gustavo Ribeiro, a visão do futuro molda o nosso presente. “Prever situações e saber como elas serão tratadas no setor vai nos ajudar a romper barreiras. O futuro é agora, as medidas necessárias precisam ser tomadas neste momento para que o legislativo possa auxiliar o setor de saúde suplementar”, enfatizou.

Na sequência, o painel sobre “Comunicação e Engajamento em Saúde” teve a moderação de Eliane Aparecida de Castro Medeiros, diretora da DIFIS (Diretoria de Fiscalização da ANS). Participaram deste bloco Marcos Novais, superintendente executivo do Sistema Abramge/Sinamge/Sinog, Luis Fernando Correia, correspondente da rádio CBN, e Drauzio Varella, médico oncologista.

Marcos Novais falou sobre a importância de a informação assertiva chegar à população, pois comunicar é ter a certeza de que o receptor compreendeu a mensagem. Por isso, foi contratado serviço de pesquisa para sabermos o que precisaria ser esclarecido. “De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Abramge, envolvendo 1.599 pessoas de todas as regiões do Brasil, constatamos que 49% das pessoas, independentemente de serem ou não beneficiários de plano de saúde, não têm compreensão clara do funcionamento do sistema privado de saúde. Além disso, 46% dos usuários admitiram não ter lido minuciosamente o contrato, o que pode impactar seu entendimento sobre as coberturas e variações de preços”, comentou.

Com base nos resultados da pesquisa, decidimos promover campanhas como a “Todos por Todos com Muita Saúde”, criada pela Abramge e que conta com o apoio de diversas entidades, para garantir que a população compreenda de maneira abrangente o funcionamento da saúde suplementar, com ênfase nos planos de saúde. Essas iniciativas também podem contribuir para a redução do mau uso e das fraudes.

A saúde suplementar é baseada na cooperação coletiva, onde os planos de saúde constituem um amplo sistema de auxílio mútuo. Cada beneficiário contribui para o bem-estar do outro, garantindo atendimento a todos.

Eliane comentou que acorda e dorme pensando em fraude. “Estamos juntos a vocês na luta contra a fraude nos planos de saúde. A missão da DIFIS é justamente trabalhar na melhoria da comunicação e do relacionamento das operadoras de saúde com seus beneficiários”, ressaltou a diretora do órgão de fiscalização. 

O evento foi encerrado com a palestra “Importância da Coletividade”, ministrada por Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões, proporcionando uma discussão aprofundada e enriquecedora sobre os desafios e caminhos para o futuro da saúde no Brasil.

Para Lyra, trabalhar com saúde é missão, ou seja, é sobre levar acesso a serviços médicos de qualidade a todos. “Eu aprendi que não conseguimos escolher o passado, mas podemos recriar o futuro. É uma dádiva ser líder, pois é uma chance de reconstruir e reinventar o setor da saúde, que precisará de uma revolução. Vamos ter que passar um antivírus para apostarmos em novas ideias, na coletividade e na imaginação. A saúde pode ser tudo que a gente sonha, basta sabermos reinterpretar”, afirmou.

O 27º Congresso Abramge ocorre até amanhã (22) no Hotel Unique, em São Paulo. Os participantes também estão tendo a chance de visitar o Innovation Meeting, ambiente dedicado à apresentação das mais recentes soluções desenvolvidas por startups que estão influenciando os futuros avanços na área da saúde. Esse espaço propicia o encontro entre inovação e cuidados em saúde.

Próximos painéis do 27º Congresso Abramge:

Dia 22 de setembro

9h30 | Palestra: Saúde – O que esperar dos próximos 4 anos 

Dr. Luiz Antônio Teixeira Júnior (PP-RJ), Dr. Luizinho, líder do Partido Progressista na Câmara dos Deputados e ex-Secretário de Saúde do estado do Rio de Janeiro 

10h30 | Desafios da Incorporação Tecnológica em Saúde 

Moderação: Dr. Cássio Ide Alves, superintendente médico da Abramge 

Alexandre Fioranelli, diretor da DIPRO – Diretoria de Normas e Habilitação de Produtos da ANS 

Vera Valente, diretora-executiva da FenaSaúde – Federação Nacional de Saúde Suplementar 

Vanessa Teich, diretora de Economia do Hospital Israelita Albert Einstein 

12h | Saúde 360º: Jornada do Paciente 

Moderação: Maurício Nunes da Silva, diretor da DIDES (Diretoria de Desenvolvimento Setorial da ANS) 

Luiz Celso Dias Lopes, presidente IESS 

Luciana Holtz, fundadora e presidente do Instituto Oncoguia 

Dra. Catherine Moura, CEO da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia)

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas