Janeiro Branco: planos de saúde reforçam ações para promover cuidado com a saúde mental de seus beneficiários

Mais de 40,6 milhões de sessões e consultas com psicólogos e psiquiatras foram realizadas pelos planos de saúde em 2022

Os últimos dados assistenciais divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que a procura por atendimento de saúde mental por beneficiários de planos de saúde aumentaram consideravelmente em 2022, frente ao ano anterior. As consultas com psicólogos aumentaram 25%, de cerca de 28 milhões de consultas, para 35 milhões. Já as internações por transtornos mentais aumentaram 21%, chegando a 267 mil. Também foi registrado crescimento de 6% no número de consultas com psiquiatras, chegando a 5,6 milhões de atendimentos. Para a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que representa os principais grupos de planos de saúde do país, números como esses evidenciam a necessidade de se investir cada vez mais em campanhas de conscientização como a do “Janeiro Branco”, idealizada para promover o cuidado com a Saúde Mental.

A entidade pontua que planos de saúde têm sido essenciais para cuidar da saúde mental da população, principalmente em um período pós-pandemia, que catalisou alguns transtornos. Diversas operadoras vêm oferecendo programas abrangentes, com atendimentos personalizados, acompanhamento de equipes multidisciplinares, consultas online e programas humanizados para fortalecimento do vínculo entre profissionais de saúde e pacientes.

A Amil possui um Programa de Saúde Mental que garante atendimento personalizado de acordo com a necessidade de cada paciente, após feita uma avaliação inicial. As consultas são realizadas de maneira presencial ou virtual, com eventual acompanhamento por telefone. Para casos graves, complexos e persistentes, a operadora disponibiliza o cuidado integral com equipe multidisciplinar por meio do Saúde Mental 360.

A Bradesco Saúde oferece o programa Saúde Emocional, como parte da plataforma de promoção de qualidade de vida e bem-estar Juntos Pela Saúde, para ajudar as empresas clientes a cuidarem da saúde emocional de seus funcionários. Voltada para prevenção e combate do estresse, ansiedade e depressão, a iniciativa faz o acompanhamento do beneficiário com psicólogos em sessões por vídeo e chat.

A Porto Saúde desenvolve soluções integradas que visam promover bem-estar dos beneficiários, com cuidado abrangente para a saúde física e emocional. Há oferta de programas diversos, incluindo atendimento online e suporte na identificação de recursos para prevenção e tratamento integral da saúde.

A Seguros Unimed prioriza a atenção à saúde mental por meio de atendimentos online, contribuindo no tratamento de condições como depressão e ansiedade. Além disso, o modelo de Atenção Primária à Saúde (APS) oferece um cuidado personalizado e integral, fortalecendo o vínculo entre médico e paciente.

A SulAmérica Saúde conta com o Psicólogo na Tela, que só em 2023 registrou cerca de 640 mil atendimentos agendados para sessões por videochamada diretamente com profissionais da rede referenciada. A maioria das motivações sinalizadas pelos pacientes foram ansiedade, depressão e estresse. A operadora também oferece o programa multidisciplinar Única Mente, focado em prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de beneficiários com depressão, ansiedade, transtorno de pânico, burnout e estresse pós-traumático. Mais de 80% dos beneficiários acompanhados pelo Única Mente afirmaram terem tido uma melhora do quadro em decorrência do atendimento realizado pelo programa.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas