Julho Neon: cinco dicas para manter a saúde bucal e melhorar a autoestima

Em campanha sobre a importância da saúde bucal no Brasil, especialista da rede Porto Saúde reforça orientações e cuidados odontológicos dentro e fora de casa

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 90% dos brasileiros higienizam a boca até duas vezes por dia. Apesar de parecer alta, a frequência não é a recomendada por profissionais da área. E para orientar esse e outros casos, a Porto Saúde, em apoio ao movimento Julho Neon de conscientização da importância da Saúde Bucal no Brasil, convidou a Dra. Eliane Durce, da rede credenciada da companhia, para desmistificar e esclarecer as melhores formas de garantir uma boca e um sorriso bonitos e saudáveis.

“O Julho Neon ajuda a enfatizar um tema de extrema importância para a saúde integral de todos. A prevenção deve ser feita e a conscientização tem que estar na rotina de todos, independentemente de ser profissional da área ou não”, comenta Eliane.

Confira abaixo cinco dias essenciais para uma boca e sorriso saudáveis:

1. Idas frequentes ao dentista

Embora seja quase um senso comum, é preciso reforçar a necessidade de ir ao dentista desde criança e a cada seis meses para uma avaliação geral da saúde da boca, afinal, a profilaxia é a forma de cuidado e prevenção a possíveis problemas e manifestações futuras. Os checkups odontológicos, assim como os médicos, são importantes para manter a saúde em dia.

2. Uma alimentação saudável garante uma boca mais saudável

Manter bons hábitos alimentares é essencial para a saúde física e bucal. A alimentação está diretamente relacionada com o desenvolvimento da cavidade bucal como um todo, sendo também parte do controle do PH da boca e da saliva. Além disso, a ingestão de alimentos com alto teor de açúcar pode acarretar problemas dentários como a cárie.

3. Cuidar da saúde da boca é também cuidar da saúde mental

É indiscutível a relação direta entre saúde bucal e saúde mental. Além de melhorar a qualidade de vida por meio de uma autoestima mais elevada, uma boca saudável fortalece relacionamentos sociais e interpessoais e previne complicações psicológicas que podem se originar e/ou manifestar sintomas bucais, como estresse, ansiedade e depressão.

4. O básico funciona

A melhor escovação é aquela feita com calma, cuidado, com os produtos adequados e com a periodicidade correta. Para uma higienização apropriada, não é necessária a utilização de substâncias abrasivas ou em grande quantidade. Uma pequena porção de pasta de dente junto a uma escova de cerdas macias, aos movimentos corretos e ao fio dental já é o suficiente para uma limpeza completa sem agressão à gengiva e desgaste dentário. Além disso, a escovação deve ser feita várias vezes ao dia e, para aqueles com necessidades odontológicas especiais, deve-se verificar com um profissional da área qual o melhor produto para o caso.

5. A limpeza da língua também faz parte da higiene bucal

A higiene completa da boca também engloba a limpeza da língua, que pode ser feita somente com água e através de uma escova tradicional ou de um raspador específico, o importante é limpar toda vez que fizer a escovação dos dentes.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas