Programa de Saúde Corporativa ajuda a empresa a manter colaboradores saudáveis e motivados em plena pandemia

O Jeito Shift de Cuidar, criado por uma das líderes em tecnologia para medicina diagnóstica, vem desde 2017 fomentando ações que ajudam a manter corpo e mente e, até mesmo, a saúde financeira de seus colaboradores no dia a dia. Com orçamento próprio, o sucesso do programa é reconhecido tanto por pesquisas internas como de mercado

A pandemia da Covid-19 levou gestores dos mais variados segmentos a reavaliar políticas, crenças, estratégias e investimentos em medidas de saúde corporativa. Uma pesquisa realizada, no final de 2020, com gestores de Saúde e Recursos Humanos com empresas de todo o país, mostrou que a maioria das organizações ainda atua de maneira reativa e não preventiva em relação à saúde de seus colaboradores. Apenas 21,1% das empresas respondentes disseram ter ações com apoio à atenção primária e com foco na prevenção. O que para a OMS (Organização Mundial da Saúde) é uma premissa básica.

No entanto, há exceções e as organizações que estavam mais preparadas e estruturadas nesse sentido, estão conseguindo atravessar essa fase e manter a saúde dos seus colaboradores de uma maneira mais bem sucedida, com menos pessoas adoecendo e entrando em burnout, por exemplo, É o caso da Shift, empresa especializada em Tecnologia da Informação (TI) para medicina diagnóstica,  com sede em São José do Rio Preto (interior de São Paulo) e 190  colaboradores ativos.

Desde 2017, a empresa mantém o “Jeito Shift de Cuidar”, que é um programa consolidado, estruturado e com orçamento próprio, com foco em ações de prevenção para a saúde de seus colaboradores. Para garantir a sua sustentabilidade investe cerca de 9% do orçamento da área de RH na nesta iniciativa.

Manutenção da motivação mesmo em períodos incertos

De acordo com a Pesquisa de Clima Organizacional, do GPTW,  em 2020, a Shift alcançou uma Média Great Place to Work® 84, que avalia todos os pilares de Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Camaradagem e Orgulho. Além disso, os colaboradores demonstraram na pesquisa um elevado grau de satisfação do cliente interno (Trust Index©). Um dos principais pontos destacados nos comentários feitos pelos respondentes é o fato da  empresa prezar pela saúde física e emocional de seus colaboradores, estimular o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e disponibilizar os recursos necessários, além de estrutura física de qualidade. Aspectos trabalhados no Programa Jeito Shift de Cuidar.

A “Pesquisa de Home Office” , desenvolvida internamente pela empresa e que entrevistou os colaboradores sobre as mudanças inesperadas, ambiente volátil e instável provocado pela pandemia, também reafirmou o quão crucial tem sido o programa no sentido de manter todos os colaboradores com o corpo e mente saudáveis. A porcentagem de pessoas motivadas (56,69%) e engajadas (40,94%) foi bastante superior ao colaboradores que se sentiram ansiosos (25,98%) ou cansados com sensação de trabalho ininterrupto (24,41%).

Sentimentos como ansiedade, insegurança, estresse, solidão e medo são tratados com muita atenção pelo programa Jeito Shift de Cuidar. E nesse momento tão delicado em que a necessidade do home office foi imposta, se não tivéssemos a sustentação desse programa o cenário certamente seria bem diferente e as pessoas não estariam se sentindo seguras. Todos encontraram o apoio que precisava”, explica Tatiane Bernardino, Supervisora de Comunicação e responsável pelo programa.

No período da pandemia, a Shift manteve os atendimentos da psicoterapia e floral, além de abordar em pílulas de conhecimento e eventos internos do Setembro Amarelo a importância do colaborador aprender como lidar com essas emoções negativas.

Como funciona o programa Jeito Shift de Cuidar?

Os recursos são direcionados a diversas ações que trazem benefícios para a saúde do colaborador como um todo e garantem uma atenção plena, não só durante a pandemia. Para 2021,  está sendo colocado em prática um programa de consultoria de bem estar financeiro, em parceria com a consultoria Money Mind.  No entanto, o Jeito Shift de Cuidar, já contempla uma agenda social, iniciativas voltados ao corpo (como ginástica laboral, alimentação saudável, convênios com nutricionistas, academias, clínicas privadas de vacinas entre outras; e para mente (psicólogos, terapeuta floral, yoga, pilates, meditação guiada e outras atividades de descompressão para aliviar o stress). Todas essas ações são 100% custeadas pela empresa.

De acordo com Tatiane, trata-se de um programa genuíno que vai além de modismos e por isso tem feito a diferença. O objetivo principal é melhorar a qualidade de vida, os hábitos, diminuir o nível de stress e a descompressão e, claro, agir de maneira preditiva, antecipando possíveis problemas. Embora essas ações refletiam indiretamente nos resultados, produtividade e absenteísmo não são indicadores mensurados nesse programa.

“Nosso foco é impactar o clima organizacional. Afinal, essa é uma das premissas do público de tecnologia. Essa geração leva em consideração outras prioridades e não somente remuneração e benefício”, salienta a supervisora, que acredita ainda que o programa é um fator de relevância também para a retenção de talentos.

Diferenciais

Apesar de muitas empresas de tecnologias adotarem práticas semelhantes de  saúde corporativa, no nicho especializado em medicina diagnóstica, a Shift destaca-se por ter uma ação mais ampla e completa. Também é um diferencial do Shift Jeito de Cuidar o fato de contar com orçamento próprio, profissionais dedicados e todas as ações serem subsidiadas pela empresa para o colaborador.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas