Reajuste nos planos de saúde: como contornar este novo cenário de alta?

Há algumas semanas, foi aprovado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) o reajuste de 15,5% nos planos de saúde — maior aumento desde o início da série histórica em 2000.

A novidade causou indignação na população, visto que o país enfrenta uma alta constante de preços em diversos setores, afetando de forma significativa o bolso de grande parcela das pessoas. Para além da crise econômica, o Brasil enfrenta, ainda, desafios na saúde quanto à pandemia do coronavírus, o que para muitos, faz o aumento nos planos de saúde soar ainda mais inconveniente.

O reajuste, no entanto, é defendido por representantes de operadoras. Parte do processo que levou ao aumento foi a liberação da demanda reprimida de procedimentos médicos causada pelo isolamento social, o esgotamento de equipamentos de saúde, além de novas tecnologias e tratamentos disponíveis.

Caso o tema já esteja no escopo de alguma pauta em andamento ou tenha interesse em abordar o assunto, gostaríamos de sugerir como fonte especialista Claudio Tafla, Presidente da Aliança para a Saúde Populacional (ASAP) e Diretor Médico da Nilo Saúde, healthtech especializada na oferta de software para gestão de relacionamento e cuidado ao paciente.

Tafla ressalta que é preciso olhar todo contexto, paciente e operadora, para contornar o novo reajuste. “Os últimos anos foram de enorme impacto para a área da saúde. Cerca de um ano atrás, tivemos, pela primeira vez, um reajuste negativo na série histórica da ANS. Por outro lado, ainda estamos nos recuperando economicamente da pandemia e isso afeta diversos setores. É uma situação complexa, que necessita um olhar cuidadoso”, aponta.

O diretor médico, que destaca que o PIB, a remuneração e a sinistralidade impõem obstáculos, mas há caminhos para reduzir custos e manter a qualidade dos serviços, está à disposição para falar sobre este novo cenário após o reajuste.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas