Startup brasileira busca simplificar a comparação de planos de saúde

Ao interagir com o chatbot no site, o usuário compartilha suas preferências e, a partir disso, os algoritmos vão encontrar opções compatíveis com seus critérios

Stethoscope on Patient information.

O Joov, plataforma de comparação e vendas de planos de saúde 100% online, está colhendo bons frutos ao simplificar um processo até então complicado, moroso e burocrático. Fundada em 2021, a empresa desenvolveu uma tecnologia capaz de comparar e realizar todos os processos de contratação do plano de saúde totalmente digital. O modelo deu certo e, hoje, o Joov já conta com mais de 900 clientes distribuídos por todas as regiões brasileiras.

Conforme explica Gustavo Lima, diretor de produtos do Joov, dentro da plataforma o usuário consegue comparar os planos e avaliar o melhor custo-benefício. “Não somos uma solução feita somente para contratação de planos de saúde, mas sim para promover a comparação de preços”, esclarece o executivo.

Ele explica que a tecnologia compara a cobertura (o que inclui hospitais e laboratórios) de acordo com a região, a cidade e o estado. Além disso, leva em conta modalidades com ou sem coparticipação, tipos de acomodações (apartamento ou enfermaria), hospitais credenciados, faixa de preço, entre outras informações. “Ao interagir com o chatbot no nosso site, o usuário compartilha suas preferências e, a partir disso, nossos algoritmos vão encontrar opções compatíveis com os critérios compartilhados”, detalha Gustavo.

Além das coberturas, a Joov traça comparativos de diversas modalidades. Por exemplo: planos coletivos por adesão, planos empresariais (para quem tem CNPJ ou MEI), planos familiares e planos individuais. Lima lembra que o mercado de planos de saúde empresariais é gigante: mais de 32 milhões de brasileiros dependem do seu emprego para ter um plano, segundo os dados mais recentes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O executivo do Joov reforça que os planos de saúde comercializados na plataforma são ofertados diretamente pelas operadoras de saúde e pelas administradoras de benefício, garantindo com que a empresa acompanhe a implantação em cada etapa do processo. Inclusive, o Joov conta com o suporte da Qualicorp, a maior administradora de benefícios do Brasil. “Em termos de segurança, todas as informações são criptografadas e os dados dos usuários são tratados conforme a LGPD”, enfatiza ele.

Gustavo ressalta que o propósito da plataforma é garantir ao usuário uma base detalhada de comparação a fim de que ele possa fazer a melhor escolha, dentro de suas possibilidades financeiras. “Para isso, oferecemos planos diversos: regionais, nacionais, ambulatoriais e hospitalares. São muitas possibilidades, com valores que partem de R$ 74,88 mensais”, salienta o executivo, lembrando que o Joov reúne mais de 40 operadoras de saúde.

Em 2023, a plataforma comercializou cerca de 300 planos de saúde. A expectativa é comercializar cerca de 2 mil planos até julho de 2024. “Estamos otimistas, afinal, acreditamos que a tecnologia chegou para facilitar processos que antes eram trabalhosos. No nosso caso, temos certeza de que estamos contribuindo para a desburocratização de todo um setor”, conclui Gustavo.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas