180° Seguros comemora 2 anos de atuação com crescimento e explora novos segmentos

Com o maior aporte realizado em insurtechs no País, a startup consolida a estratégia de embedded insurance com seus parceiros de distribuição

Alex Korner (de barba, mais alto), Mauro D´Ancona e Franco Lamping (de barba, mais baixo). FOTO TIAGO QUEIROZ / DIVULGAÇÃO

Criada com o objetivo de revolucionar a maneira de distribuir e consumir seguros no Brasil, a 180° Seguros acaba de completar dois anos de atuação. Fundada por Mauro Levi D’Ancona, Alex Körner e Franco Lamping, profissionais com experiência nos mercados de Finanças, Seguros e Tecnologia, os sócios se uniram ao identificar uma grande oportunidade de promover melhorias nas práticas do setor segurador. Após receber o maior aporte em insurtechs no país, a empresa hoje conta com uma carteira atual de 11 clientes e a expectativa é de um aumento de 50% em parcerias até o final do primeiro semestre de 2023.

“Quando decidimos iniciar a operação da 180° Seguros, observamos que, culturalmente, o brasileiro não é habituado a consumir seguros. Grande parte dessa decisão é responsabilidade da burocracia que sempre existiu para obtê-los e, mais ainda, na hora de acioná-los. A nossa estratégia é buscar inovar constantemente junto aos nossos parceiros de distribuição, inserindo o seguro na jornada dos seus consumidores, oferecendo proteção e a máxima comodidade na contratação e utilização”, conta Mauro Levi D’Ancona, cofundador e CEO da insurtech.

A 180° Seguros é a primeira insurtech no Brasil focada no modelo B2B2C. Com o propósito de oferecer produtos simples e inovadores nas jornadas digitais dos canais parceiros, a insurtech simplifica toda a complexidade tecnológica que permite conectá-los a diversas seguradoras através de uma API developer-friendly, com suporte de um time de especialistas durante todo o processo que começa no desenvolvimento do produto, passando pela implementação com acompanhamento da operação e ajustes quando necessários.

“A ideia não é apenas implementar e operar, mas escalar as vendas do parceiro. Além de toda essa operação, a estratégia de distribuição que a 180° utiliza contribui muito para o crescimento dos negócios. Ao integrar o seguro na jornada do cliente, ele torna-se uma extensão das marcas desses parceiros, com o uso de linguagem simplificada e canais personalizados, estratégia que agrega valor à experiência do consumidor,” explica Alex Körner, cofundador e CIO da 180° Seguros.

Dessa forma, as empresas parceiras podem oferecer produtos de seguro de forma rápida e com a sua marca, oferecendo uma experiência excelente de venda e pós-venda para o seu cliente e com suporte da 180° para lançar e escalar os produtos durante todas as fases do projeto.

Ao longo desses dois anos, a 180° desenvolveu mais de 20 produtos para mais de 15 parceiros, que contribuíram para melhorar a proposta de valor dos serviços oferecidos por seus parceiros e transformar a relação dos consumidores com o mercado segurador. A empresa foi pioneira com o seguro intermitente na América Latina, em parceria com a Zul Digital, oferecendo um serviço que protege os bens guardados dentro do automóvel durante o seu período de estacionamento em zonas temporárias, sem necessidade de contratação permanente.

Somente no ano de 2022, a startup criou cerca de 8 novos produtos, personalizados para startups de diferentes setores em categorias como Seguro de Vida, Prestamista e Residencial. Atualmente, o Seguro Residencial é um dos produtos mais estratégicos da insurtech, oferecido em parcerias com startups que atuam principalmente com aluguéis por curta temporada, no modelo short-stay.

“Desde o nosso aporte Series A, em fevereiro deste ano, nós aumentamos o quadro de funcionários em 82%. Esse investimento foi necessário para conquistar novos parceiros comerciais que dobraram entre 2021 e 2022. Existem muitas oportunidades a serem exploradas e temos um mercado aquecido, com consumidores cada vez mais atentos e cientes da importância de ter uma proteção, mudança que vimos acontecer ao longo desses dois anos, o que torna o cenário muito positivo para 2023”, explica D’Ancona.

A 180° Seguros também foi a primeira do segmento na América Latina a obter o certificado SOC 2, que estabelece um padrão internacional de cibersegurança e gerenciamento de risco com base no Conselho de Normas de Auditoria do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA, na sigla em inglês), parte do Trust Services Criteria (TSC). Conquista esta muito importante e que firma a preocupação da insurtech com a proteção de dados dos consumidores, uma vez que a SOC 2 atesta a eficiência do controle de segurança de dados, com base em sua conformidade com os mais rigorosos critérios de serviços de confiança estabelecidos pelo AICPA, e que se dividem em quatro categorias: controles de acesso lógico e físico, operações de sistema, gerenciamento de mudanças e mitigação de riscos.

Para o próximo ano, a 180º Seguros analisa a oportunidade de produtos para outros segmentos, observando o mercado e suas mudanças. D’Ancona avalia que “devido às mudanças de comportamento do consumidor, maior cautela com investimentos financeiros e a crescente procura por seguro residencial, os produtos que envolvem a proteção para financiamento de projetos no ramo imobiliário e de construção civil podem, por exemplo, ser uma excelente oportunidade para o setor de seguros, bem como para as fintechs do País”.

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