AIG inicia cobertura de Trade Finance no Brasil com solução pioneira para fundos de investimentos

A AIG Seguros anuncia a chegada do seguro Trade Finance, pioneiro no Brasil, voltado, inicialmente, à cobertura de operações de investimentos em fundos, principalmente CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio). Parte do segmento de Seguro de Crédito, a novidade da AIG visa proporcionar mais segurança aos investidores em diversas áreas importantes para a economia do país. Até então, os interessados em seguros deste tipo precisavam fechar a operação no exterior. Com o novo seguro, a AIG passa a oferecer um produto personalizado para o mercado nacional, com apólice em português e condições e cláusulas adequadas à regulamentação local, contribuindo para ainda mais transparência no segmento de securitização e entre os investidores.

“Esse seguro da AIG traz segurança, mais previsibilidade e menos risco para o investidor. Buscamos a experiência e conhecimento global da AIG no mercado financeiro para trazer ao Brasil uma oferta inovadora de seguro. Queremos facilitar a vida tanto do investidor quanto das agências de classificação de risco, não apenas traduzindo a apólice para o português, algo que até hoje não existia, mas também simplificando as questões tributárias e cambiais, por exemplo”, diz André Graupen, gerente de Seguro de Crédito da AIG.

Um setor da economia brasileira que deve se beneficiar com a novidade é o agronegócio, que costuma utilizar a securitização, termo adotado no mercado financeiro para se referir a uma dívida que foi negociada com investidores. No caso do agronegócio, isso é feito por meio dos CRAs. “A securitização é o processo de proteção de dívida que garante ao credor o pagamento antecipado. Essa dívida é transformada em títulos, que são vendidos a investidores. Portanto, securitizar é agrupar pagamentos futuros. Um exemplo no agronegócio seriam os recebíveis provenientes de uma safra em um fundo de investimento. O investidor que compra o título recebe os rendimentos e incorre nos riscos de crédito. Já o credor dos recebíveis antecipa os recursos”, explica Graupen.

“No Brasil, os primeiros títulos securitizados surgiram no início da década passada e, para atrair investidores dispostos a enfrentar prazos longos e liquidez baixa, esses títulos contam com dois principais benefícios: os rendimentos com base na inflação somada a juros, além de isenção fiscal dos rendimentos. Em tempos de taxa Selic baixa e inflação em alta, essas características se tornam irresistíveis, e o mercado está buscando novas alternativas para aplicação de recursos. O que poucas pessoas sabem é que existe uma série de proteções por trás dessas operações financeiras que buscam garantir o retorno ao investidor e para toda a cadeia de recursos”, completa Graupen.

A AIG foi pioneira na criação dessa cobertura de seguro de crédito para CRAs, ainda no início da década passada. Com a vinda desse produto ao mercado local, a seguradora se fortalece ainda mais no segmento de Seguro de Crédito no Brasil, área em que a companhia atua há mais de dez anos localmente, oferecendo soluções flexíveis que garantem um alto nível de autonomia na concessão de crédito para clientes, gerando condições mais competitivas de venda em prol da liquidez e do sucesso das empresas parceiras.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas