Akad lança seguro contra riscos cibernéticos para pequenas e médias empresas

Apólice incluirá gratuitamente sistema de proteção empresarial de ponta para proteger varejistas, escritórios, mercados e outras PMEs até então desassistidas pelo mercado

A Akad Seguros, seguradora investida pela GP Investimentos e pela CyberLabs, acaba de dar um passo decisivo para democratizar o acesso a seguros de proteção contra ataques cibernéticos no Brasil. A seguradora se juntou à PSafe, líder em segurança digital na América Latina, para pela primeira vez desenvolver um produto pensado para pequenas e médias empresas. O Cyber Risk Pro já vem sendo testado por um grupo de corretores desde agosto e deve ser lançado ainda este ano acompanhado de um software de segurança empresarial que protege o segurado contra ransomware, vazamentos e outras ameaças.

O lançamento é a grande aposta da Akad para atender mais de 6,4 milhões de pequenas e médias empresas ativas no Brasil, como escritórios, mercados de bairro, restaurantes, clínicas médicas, entre outros negócios. A seguradora alerta que os alvos dos cibercriminosos já não se restringem mais a grandes varejistas e instituições financeiras, estando as PMEs cada vez mais exposta a riscos de vazamento e roubo de informações.

“Chegaremos a empresas que muitas vezes não podem investir em um time de segurança especializado para se proteger das ações dos invasores”, explica o CEO Danilo Gamboa. Com a estratégia de democratização em mente, a seguradora  volta suas atenções para companhias que podem ter de dois até 500 funcionários, com limite de faturamento anual em R$ 300 milhões.

Na visão dos especialistas em segurança digital da Akad, a diversificação dos ataques expõe 60% das pequenas e médias empresas a riscos cada vez maiores. Esta é a estimativa da PSafe da quantidade de PMEs no Brasil que já tiveram informações roubadas ou dados vazados. Em um teste realizado com 2,4 mil sites corporativos brasileiros no ano passado, a empresa identificou que 98% possuem alguma vulnerabilidade para sofrer ataques virtuais.

A partir da contratação do seguro pelo cliente, a Akad se compromete a cobrir lucros cessantes e despesas sofridas durante o período em que ocorrer uma eventual interrupção dos negócios até o momento da total restauração do sistema na empresa. A apólice cobre ainda danos à reputação, prejuízos sofridos por terceiros, multas, além de custos de defesa, reparação, perícia e avaliação.

Educação e prevenção

Além da oferta tradicional do seguro, Akad e PSafe vão priorizar iniciativas educativas e informativas para garantir a proteção dos futuros segurados. A intenção é ter uma abordagem preventiva, ou seja, criar condições para que as empresas consigam manter seus ambientes de rede mais seguros para mitigar riscos e evitar eventuais sinistros.

Junto com a apólice, a Akad oferecerá uma licença gratuita do dfndr enterprise, sistema de proteção de dados para empresas para proteger os usuários contra ransomware, phishing, malwares, conexões inseguras e até vulnerabilidades em sites web. Com a solução, o Cyber Risk Pro escaneia o ambiente digital da empresa segurada para encontrar vulnerabilidades no momento da cotação e ao longo da apólice.

As empresas contratantes do seguro poderão utilizar o scanner completo de vulnerabilidade para todos os dispositivos corporativos, como computadores, notebooks, smartphones, tablets. Segundo a PSafe, três em cada quatro empresas que efetuam a verificação descobriram o vazamento de algum dado sensível.

Se mesmo com todos os cuidados o segurado for vítima de invasão com paralisação total ou parcial do sistema, o segurado poderá recorrer ao Cyber 911, um suporte 24 horas para contato direto com um especialista em segurança digital. Além disso, terão à disposição um manual de boas práticas de segurança, onde poderão consultar as estratégias de invasão mais utilizadas pelos criminosos, aprender como se proteger de um malware e entender o que está por trás de fraudes eletrônicas como o phishing.

A estratégia da Akad para democratizar o acesso ao seguro de cibersegurança passa ainda pela criação de um produto com linguagem simples e interface didática, o que deve facilitar o trabalho de corretores e a adesão de futuros segurados. A seguradora já confirmou que todo processo de cotação, contratação e emissão da apólice poderá ser feito totalmente online em uma questão de minutos pelo site da companhia.

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