Após 4 anos de pandemia, o que mudou nos hábitos de proteção dos consumidores?

As taxas de aquisição de seguros de viagem cresceram em 1.200% e os compradores em plataformas digitais têm escolhido adicionar serviços de proteção 6 vezes mais do que antes da pandemia.

As mudanças drásticas na sociedade causadas pela pandemia também se estenderam à forma como as pessoas se relacionam com os produtos e serviços de seguros. Conforme pesquisa realizada pela Cover Genius – insurtech especializada em proteção integrada – as taxas de aquisição de seguros aumentaram em 1.200% entre suas lojas parceiras em diferentes regiões do mundo.

Julio Castellon

Segundo Julio Castellón, Vice Presidente Sênior de Partnerships Regionais Estratégicas para América Latina na Cover Genius, “a pandemia causada pelo COVID-19 mudou toda aquela cultura de não comprar seguros. Mais do que nunca, os consumidores querem proteger suas compras, principalmente no setor de viagens.”

No relatório publicado no final de 2020 pela Cover Genius, foi observado um aumento substancial das compras de seguros pós-COVID em diversas empresas de sua rede de parceiros, incluindo grandes nomes do setor de viagens como Booking.com, Turkish Airlines, Decolar, Icelandair e  Hopper, assim como gigantes de outros setores, como eBay e  Shopee.

A atualização desses dados provou que esse impacto não foi apenas temporário, e que esse crescimento está diretamente associado à escolha dessas empresas de trabalhar com insurtechs que oferecem proteção integrada ao invés das seguradoras tradicionais.

O setor de viagens foi o que sofreu a mudança mais significativa, já que a pandemia trouxe muitas preocupações e incertezas para quem reserva de passagens e hospedagem. A maioria das apólices de seguro não foi projetada para lidar com as inúmeras questões trazidas por uma pandemia global, como os diversos novos protocolos de segurança, o perigo de colapso das companhias aéreas devido à turbulência do mercado, e o risco dos viajantes ou seus acompanhantes contraírem o vírus do COVID-19.

Geralmente, quando um cliente faz a reserva de um voo ou acomodação, ele está disposto a proteger o investimento que acabou de fazer. Então é fundamental que os provedores de viagens – sejam eles companhias aéreas, agências de viagens online ou hotéis – ofereçam aos seus clientes uma proteção considerável, com preço adequado e que seja oferecida de forma prática e acessível. “Foi em resposta a essa necessidade que a Cover Genius desenvolveu novas opções com foco nas problemáticas surgidas com o COVID-19, que incluíam a capacidade de personalizar o seguro para viajantes em diferentes localizações geográficas, assim como pagamentos instantâneos de sinistros”, diz Castellón. “Ao fazer parceria com uma insurtech, as empresas de viagens podem aliviar seus clientes do trabalho pesado”.

Entre as opções desenvolvidas pela Cover Genius, destacam-se as seguintes:

Cobertura Covid, cobertura médica de emergência e despesas para qualquer lesão ou doença, incluindo COVID-19.

Cancelamento de viagem, com benefícios relacionados à pandemia COVID-19, como falha nos testes de PCR, falha nas verificações de temperatura e muito mais.

Airline Collapse Cover, que oferece reembolso instantâneo se as companhias aéreas se tornarem insolventes.

A necessidade de uma experiência de viagem mais tranquila resultou em um aumento na aquisição de seguros por meio dos consumidores, como foi registrado por alguns parceiros da Cover Genius. No caso da Icelandair, quase quatro vezes mais passageiros optaram pela proteção aérea, e, para a Skyscanner, a proteção integrada também se tornou uma parte importante da experiência do usuário. Essa mudança no comportamento do consumidor levou à co-criação do Airline Collapse Cover – serviço que reembolsa instantaneamente passagens aéreas em caso de insolvência, cujas taxas cresceram significativamente em quase 130% nos  últimos anos.

Outra área afetada foi a de cadeias de suprimentos, setor que sofreu problemas devido ao fato de que os seguros tradicionais não conseguiram se adaptar aos novos tempos. Através de um relatório sobre seguros integrados no setor de varejo (The Embedded Insurance Report – Retail), realizado pela Cover Genius em conjunto com a PYMNTS, foram identificados três fatores extremamente pertinentes para as empresas da área: 1) 48% dos consumidores comprariam mais itens online se fosse oferecido algum seguro ou uma garantia no check-out. 2) 60% dos consumidores comprariam um seguro ou garantia de seus varejistas de comércio eletrônico se a opção fosse oferecida na finalização da compra. 3) 33% dos consumidores comprariam e gastariam mais se tivessem cobertura para suas compras online.

De acordo com Julio Castellón, “é por esse motivo que a proteção oferecida pela Cover Genius também contempla nossos parceiros de varejo e remessa. Por meio da nossa plataforma XCover,  proporcionamos proteção a toda a rede global de comerciantes dos nossos parceiros, reduzindo o risco financeiro à medida que a cadeia de suprimentos se ajusta a problemas como atrasos, aumento do volume de entregas e mudanças nos locais de entrega.”

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