Argo foca em inovação e adota inteligência artificial para crescer

Após aporte recebido em 2021, liderado pela GP Investimentos, empresa agora é Akad Seguros. Sob a nova marca, seguradora quer otimizar o trabalho dos corretores parceiros com tecnologia, sem deixar de lado relacionamento humano com parceiros e clientes

A Argo Seguros, seguradora com uma década de atuação no Brasil, apresenta ao mercado sua nova identidade, que traduz uma guinada da empresa rumo à inovação. A companhia apresentou ontem a nova marca — Akad Seguros — para corretores e parceiros de negócios.

A transição é um dos primeiros efeitos da chegada da GP Investimentos, uma das mais conceituadas gestoras de private equity do mundo. Parte dos recursos aportados pela GP e demais investidores foi usada na aquisição da operação brasileira de seguros do Argo Group em 2021. A mudança de identidade inclui, além de nome, logotipo e cores, a adoção de um modelo de negócio mais inovador, que pretende tornar mais ágeis, acessíveis e personalizadas as vendas de seguros no Brasil.

A Akad nasce inovadora, mas ainda carrega a experiência da Argo, referência no cuidado com o relacionamento com os corretores parceiros. São atualmente 15 mil cadastrados, com crescimento de 36% em 2021. Presente no Brasil desde 2012, a Argo já vinha ganhando espaço como uma das cinco maiores seguradoras em transportes e responsabilidade civil profissional – os seguros D&O e E&O.

A parceria com o time de corretores é um dos pilares que sustentam a transição para a Akad Seguros. “Estamos nos transformando em uma empresa de tecnologia que vende seguros, mas com um modelo sempre amparado no trabalho conjunto com nossos corretores parceiros”, diz o CEO, Danilo Gamboa.

Segundo o executivo, que atuava como diretor da GP desde 2006, a intenção é agregar tecnologias como a de inteligência artificial (IA) para criar produtos personalizados, deixando a rotina de trabalho dos corretores mais simples e menos burocrática.

O plano está amparado também na expertise de Marcelo Sales, que assume como diretor de Tecnologia e Inovação. Especializado em inovação com experiência nos mercados da América Latina, da Europa e dos Estados Unidos, Sales é fundador da CyberLabs, empresa que é referência em IA na América Latina. “No setor de seguros, assim como em todos os outros mercados, a tecnologia pode e deve ser inclusiva, desenvolvida para aproximar as pessoas e facilitar a jornada de trabalho”, ressalta.

Inspiração na Antiguidade inovadora

Em termos de identidade visual e design, a nova marca busca reforçar conceitos que a Akad Seguros deseja projetar, como modernidade e inovação. A tipografia é versátil e contemporânea, facilmente legível como fonte de texto e com uma aparência limpa e elegante. Um detalhe interessante é que, partir do design da letra K — formado por ângulos retos, com inspiração na escrita cuneiforme da Antiguidade — serão adotados ícones para cada uma das linhas de atuação em seguros: patrimonial e engenharia, financeira, transporte e responsabilidade civil.

O nome Akad, por sua vez, tem origem em um dos mais antigos povos da Mesopotâmia: os acádios, nômades que chegaram à região, então dominada pelos sumérios, cerca de 25 séculos antes de Cristo. O desenvolvimento da escrita cuneiforme pelos sumérios possibilitou o registro da primeira língua semítica da Antiguidade, a língua acadiana, que chegou a ser usada em todo o Oriente Médio. Os acadianos foram, assim, um povo inovador, e que provavelmente contribuiu para o nascimento da ideia do seguro. Existem indícios de que caravanas de cameleiros acadianos no deserto já dividiam entre si prejuízos da jornada, como a morte de animais.

A aposta dos investidores no mercado de seguros brasileiro está amparada no enorme potencial de expansão do setor no País, que só no ano passado faturou cerca de R$ 300 bilhões, conforme dados do mercado. E, segundo prognóstico da Akad Seguros, esse volume deve dobrar nos próximos dez anos.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas