Com forte crescimento do segmento de farmácias e drogarias, MAPFRE alerta para as coberturas necessárias ao negócio

No comparativo de agosto deste ano com o mesmo período de 2020, companhia registrou aumento de cerca de 10% na adesão aos seguros para o setor

Atípico para a maioria dos setores da economia, 2020 pode ser considerado um bom ano para o setor farmacêutico. Segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o mercado teve um faturamento recorde de 58,2 bilhões de reais, o que representa uma alta de 8,8% em relação ao ano anterior.

Com quase 90 mil farmácias e drogarias, a expectativa é de que o Brasil viva um novo ciclo de investimentos no setor a partir deste ano – com abertura de 900 unidades. Entre as projeções, a Abrafarma prevê um aumento de 14% no faturamento, índice que estaria no mesmo patamar de 2013, considerado o segundo melhor ano da década no setor.

O mercado de seguros vem observando a mudança de comportamento de consumo diante desse crescimento. “Os dados e projeções do mercado farmacêutico são reflexo dos novos hábitos e necessidades dos consumidores, que passaram a buscar farmácias e drogarias não apenas para medicamentos, mas também para itens de higiene pessoal, cosméticos e até testes rápidos de Covid-19. Essa maior movimentação nos estabelecimentos trouxe também um aumento de riscos para os negócios”, comenta Patricia Siequeroli, diretora de Seguros Gerais da MAPFRE.

A companhia registrou aumento de cerca de 10% na adesão de seguros para drogarias e farmácias no comparativo entre agosto de 2020 e 2021, mas a executiva ainda vê oportunidade de mais crescimento. “Os pequenos e médios empreendedores passaram a se preocupar mais com a segurança e proteção das suas empresas, funcionários e clientes – uma tendência que surgiu com a pandemia, mas que tende a ser adotada com mais frequência a partir de agora”, argumenta.

Siequeroli explica que as coberturas para farmácias e drogarias reúnem proteção contra roubos e furtos, incêndio, danos elétricos, explosão, contaminação ou deterioração de mercadorias, quebra de vidros e equipamentos, e Responsabilidade Civil – que cobre danos que o negócio ou seus funcionários possam causar a terceiros.

“Com as perspectivas positivas e a notória capacidade de adaptação do setor, entendemos que a contratação do seguro tranquiliza os proprietários dos estabelecimentos quanto a eventuais problemas que possam surgir, minimizando impactos financeiros negativos,” conclui.

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