Crise climática acende alerta para medidas ESG no setor de transporte e logística

Novo estudo divulgado pela OMM demonstra que houve aumento de 0,5% de CO2 no planeta somente no ano de 2022

A crescente e constante demanda por transportes de cargas em todo território brasileiro, inclui o setor de transporte e logística no ecossistema essencial de desenvolvimento econômico do país, inclusive representando 5.1% do PIB no 1º trimestre deste ano. Logo, é fundamental que seja instalada uma transformação efetiva na atuação, regulamentação e fiscalização do segmento no que diz respeito a medidas que reduzam os impactos negativos na natureza.

De acordo com dados apresentados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o transporte terrestre representa 60% no deslocamento de produtos, reafirmando a necessidade de construir um novo ambiente para o setor e com isso estruturar positivamente sua repercussão no ecossistema natural.

O panorama atual já foi mapeado pela KORSA Riscos & Seguros que defende a iminência de coberturas específicas de seguros para as mercadorias e as frotas, assim como a urgência em revisitar as condições de trabalho dos motoristas habilitados nas categorias D/E. Porém, a principal emergência a nível global é estudar e solucionar os impactos que a atividade ocasiona no meio ambiente.

James Theodoro

“O setor fala bastante sobre a carência de cobertura de diferentes seguros que atendam o grande volume do deslocamento de mercadorias, e está correto, porém é preciso abordar na mesma intensidade as alternativas e medidas para que o segmento de transporte e logística reduza a emissão de CO2, por agredir diretamente o meio ambiente e provocar mudanças climáticas, que já são sentidas no Brasil. Não se trata do que vai acontecer, já está acontecendo, e medidas de preservação ambiental precisam estar no topo das prioridades para que possamos sobreviver. De nada adianta ter caminhão e carga para transportar, se não tivermos um planeta para viver”, argumenta James.

Em novo estudo divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) no dia 15 de novembro, revela que a concentração de gases do efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global atingiu no último ano níveis jamais registrados, representando um aumento de 0,5% do CO2 no planeta somente em 2022. Com dados alarmantes que concretizam uma crise ambiental global, toda e qualquer alternativa para frear ou reduzir os danos são aliadas e precisam ser implementadas com comprometimento.

James complementa como a aplicação de seguros ambientais na operação são determinantes para reverter o cenário, como o caso do produto “Responsabilidade Civil Ambiental para Transporte de Mercadorias” oferecido pela KORSA. O seguro foi lançado de forma pioneira nos anos 2000, e garante cobertura para limpeza da pista, recolhimento da carga, destinação e transporte do resíduo e eventual indenização a terceiro caso algum dano corporal ou material tenha ocorrido.

Outra ferramenta para mitigação de risco, também defendida e adotada pela corretora, é o Gerenciamento de Risco, em especial, treinamento de motoristas, planos de viagem predeterminados com paradas programadas, além do respeito à jornada de trabalho.

O alerta para a crise climática, que registrou no Brasil e no mundo novas marcas históricas,  constata a degradação irresponsável que o planeta vem sofrendo, o que resulta em consequências extremas para todo o ecossistema. Assim sendo, é primordial que todas as esferas da comunidade social estejam em consonância no empenho em introduzir e estruturar soluções imediatas que revertam o quadro grave que o meio ambiente se encontra, direcionando também ao setor de transportes de cargas essa responsabilidade.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas