Dia do Empreendedor: MAPFRE constata aumento de 16% na adesão aos seguros para pequenas e médias empresas

No comparativo de janeiro a agosto deste ano com o mesmo período de 2020, proprietários de lojas de acessórios para automóveis, oficinas mecânicas, restaurantes, bares, lanchonetes e academias de ginástica foram os que mais buscaram proteção aos seus negócios

Fechamento dos negócios, demissão de funcionários, preocupações em casa e no trabalho. Essas foram apenas algumas das questões que permearam a vida do pequeno e médio empreendedor desde o começo da pandemia. Ao mesmo tempo, em muitos casos, a abertura do próprio negócio acabou sendo a solução para os profissionais que se viram sem emprego durante o último ano.

Mas, à medida que aumentaram as flexibilizações e o mercado reaqueceu, os pequenos e médios empreendedores voltaram a ter boas perspectivas para os seus negócios. A diferença é que, atualmente, há um olhar mais preocupado e preventivo por parte deles. Prova disso é um levantamento realizado pela MAPFRE para o Dia do Empreendedor, celebrado nesta terça-feira, dia 05 de outubro.

No comparativo de janeiro a agosto deste ano com o mesmo período de 2020, houve um aumento de cerca de 16% na contratação de seguros para PMEs. Entre os principais negócios que mais contrataram proteção estão lojas de acessórios para automóveis (91% de crescimento), restaurantes (59%), bares e lanchonetes (45%), oficinas mecânicas (29%) e academias de ginástica (27%).

“Os seguros têm se tornado cada vez mais um instrumento eficaz na manutenção dos negócios e na proteção de bens e pessoas. A pandemia e os seus efeitos econômicos devastadores mostraram a importância de se adotar um perfil mais preventivo quando falamos de negócios. O movimento que vemos hoje no Brasil reflete a preocupação dos empreendedores com as suas empresas e seus públicos – uma tendência que passará a ser adotada com mais frequência a partir de agora”, analisa Patricia Siequeroli, diretora de Seguros Gerais da MAPFRE.

A executiva também chamou atenção para a procura por coberturas específicas dentro dos seguros para pequenas e médias empresas – com destaque para proteção contra roubos e furtos de bens, que cresceu 4% no comparativo com o ano passado. Além disso, a MAPFRE também registrou procura por coberturas para incêndios, danos elétricos, vendavais e responsabilidade civil – que cobre problemas que o negócio ou seus funcionários possam causar a terceiros.

“Com a retomada econômica, os pequenos e médios empreendedores devem se preocupar única e exclusivamente com as suas operações. Quanto mais eles estiverem protegidos por um seguro, antecipando-se a eventuais problemas que possam surgir, mais estarão preparados para resolvê-los com agilidade e sem impactos financeiros negativos e não previstos,” complementa Siequeroli.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas