Digitalização deve dobrar contratações de seguro de equipamentos médicos da Akad

Médicos, dentistas, esteticistas e outros profissionais da saúde poderão fazer cotação, contratação e emissão da apólice dentro de poucos minutos no site da companhia

Danilo Gamboa

Proteger equipamentos de clínicas e hospitais de roubos, quedas, incêndios e outros tipos de danos tem se tornado uma prioridade cada vez mais urgente para médicos, dentistas, esteticistas e demais profissionais da saúde. Com essa tendência em mente, a Akad Seguros acaba de anunciar que seu serviço de RD Equipamentos Médicos já está sendo oferecido em um modelo totalmente digital. A novidade possibilita que a cotação, a contratação e a emissão da apólice sejam feitas pelo site da seguradora em poucos minutos, dispensando o futuro segurado de uma jornada que chegava a demorar uma semana no modelo tradicional.

Recém adquirida pela GP Investimentos no final do ano passado, a Akad vem assumindo a digitalização de todos os processos analógicos como pilar de sua nova fase. Para incluir os equipamentos médicos nesta estratégia, a seguradora considerou a retomada das atividades clínicas e ambulatoriais até então suspensas no período mais crítico da pandemia, o que aqueceu o mercado e procura pelo seguro.

No primeiro semestre deste ano, a Akad arrecadou R$ 7,2 milhões em prêmios do RD Equipamentos. Nesta categoria, o seguro para bicicletas e itens de cinematografia estão entre os mais procurados. O seguro para equipamentos médicos representa 5% do faturamento total, percentual que a companhia projeta dobrar até o final do ano com a inclusão do serviço no digital.

De acordo com o coordenador de Property e Engenharia da Akad, Carlos Nascimento, o aumento do interesse dos profissionais da saúde pelo seguro parte do alto investimento nos equipamentos. O setup de um aparelho de raio x, por exemplo, pode facilmente chegar ao valor de um carro popular, enquanto os equipamentos mais modernos para ultrassom podem superar essa quantia.

Outro ponto que serve de alerta para os profissionais é a alta tecnologia embarcada nos equipamentos, formados por componentes muito sensíveis a qualquer avaria. “Pode ser a lente de ultrassom ou uma caneta de comando, normalmente as peças são exclusivas dos fabricantes e podem chegar a um terço do valor do equipamento”, destaca o coordenador.

A Akad também encara a digitalização dos serviços como fundamental para estreitar a relação com os corretores parceiros e facilitar o resgate do prêmio em caso de eventual sinistro. A seguradora projeta também alavancar o número de parcerias, uma vez que a tecnologia viabiliza vendas em grande escala, alcançando novos canais de vendas. “Podemos fazer parcerias com fabricantes e fornecedores, possibilitando que o cliente final deles já saia com nosso seguro no momento de adquirir o equipamento”, explica o CEO Danilo Gamboa.

Outra possibilidade para a seguradora, avalia Gamboa, é fortalecer a venda cruzada do RD Equipamentos Médicos com outros seguros da companhia, como o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, categoria na qual a Akad é líder de mercado em volume de apólices emitidas. Também chamado de E&O, esse seguro tem por objetivo indenizar os prejuízos causados a terceiros em razão de eventuais erros ou omissões cometidos pelo médico.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas