Direção segura: 8 cuidados ao conduzir sob chuva

Equipe da Allianz Partners apresenta algumas dicas para dirigir com segurança durante fortes temporais

Os primeiros meses do ano costumam ser marcados por chuvas intensas no Brasil e 2024 não se mostra diferente. Mesmo com as consequências climáticas do El Niño, que aumenta a temperatura do Oceano Pacífico, causando ondas de seca e calor, o verão ainda promete fortes pancadas de chuva até março, principalmente no extremo sul do país, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Apesar das chuvas intensas, a rotina do brasileiro não para e todos correm o risco de serem surpreendidos pelo mau tempo enquanto estiverem na rua. Pensando nisso, a equipe da Allianz Partners, líder global em assistência 24 horas, listou oito principais cuidados para proteger os motoristas e os veículos durante o mau tempo:

Reduza a velocidade:

Diminua a velocidade ao dirigir durante as chuvas. Vias congestionadas e movimentadas exigem uma condução mais cautelosa para lidar com potenciais obstáculos e situações imprevistas

Esteja atento às pistas escorregadias:

Ruas, rodovias e estradas podem ficar escorregadias devido à chuva, óleo e sujeira acumulada. Esteja atento a áreas potencialmente escorregadias e tome cuidado com freadas bruscas para evitar a perda do controle do veículo.

Mantenha distância dos veículos à frente:

Aumente a distância entre o seu veículo e o da frente para permitir uma resposta eficiente em caso de emergência. Ruas urbanas, por exemplo, frequentemente exigem paradas rápidas e uma distância segura é essencial para evitar colisões.

Utilize os sistemas de iluminação:

Ligue os faróis mesmo durante chuvas leves. A visibilidade é essencial para a segurança, e os faróis ajudam para que pedestres e outros motoristas enxerguem seu veículo.

Esteja consciente dos pedestres:

Nas áreas urbanas, a presença de pedestres é constante. Redobre a atenção em cruzamentos e áreas movimentadas, garantindo a segurança dos pedestres e evitando acidentes.

Evite poças e áreas inundadas:

Fique atento à sinalização em regiões de possíveis alagamentos, que já é adotada em várias cidades, e ao se deparar com poças ou áreas inundadas, não tente, em hipótese alguma, atravessá-la sem ter certeza. A água acumulada muitas vezes esconde buracos e outros obstáculos que podem causar acidentes, danos à suspensão e aos componentes inferiores do veículo.

Inspeção pós-chuva:

Após dirigir sob chuva intensa, faça uma inspeção visual no seu veículo. Verifique se há danos aparentes, como arranhões na pintura, e limpe resíduos de lama e sujeira acumulados.

Atualize os equipamentos de segurança:

Certifique-se de que os limpadores de para-brisa estejam em boas condições e substitua as palhetas regularmente. Tenha também o cuidado de manter os sistemas de iluminação e freios em pleno funcionamento.

Ao tomar estas medidas, os motoristas podem contribuir para um ambiente de condução mais seguro, proteger a si mesmos, outros motoristas e pedestres, além de preservar o desempenho de seus veículos, mesmo nas adversidades causadas pela chuva.

Manter a integridade do carro não apenas aumenta sua longevidade, mas também garante uma condução segura e tranquila nas condições climáticas desafiadoras.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas