Energy Broker estima crescimento de 50% nos contratos de Responsabilidade Civil Profissional até o final de 2021

Empresa alerta profissionais liberais sobre a importância de se proteger de possíveis perdas financeiras decorrentes de erros ou omissões na prestação de serviços

“É interessante notar a quantidade de profissionais que estão expostos a riscos, mas que desconhecem as possibilidades disponíveis para sua proteção”, aponta Ricardo Valência, diretor comercial da Energy Broker – empresa de consultoria, corretagem e administração de seguros e benefícios. De acordo com o executivo, a contratação do Seguro RC Profissional, também conhecido por Seguro E&O (Erros e Omissões), é o mais indicado e pode proteger perdas financeiras por erros ou emissões na prestação de serviços.

Segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), o Seguro RC Profissional registrou crescimento de 14% de janeiro a maio de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado. A Energy Broker estima crescimento de 50% no número de contratos até o final de 2021.

Advogados, Arquitetos, Auditores, Engenheiros, Veterinários, Odontologistas, Médicos, Síndicos, Contadores, Consultores e Corretores de Imóveis formam uma parcela do grupo de profissionais que podem ser beneficiados. “É claro que ninguém quer errar durante o exercício da profissão, mas incidentes acontecem e o seguro RC Profissional é uma alternativa válida para o gerenciamento de risco. Há um expressivo aumento da demanda por esse tipo de proteção, impulsionado pela maior consciência dos clientes ao buscarem reparação por atos de negligência, imprudência ou imperícia profissional”, explica Valência.

O executivo conta que as apólices de seguro RC Profissional oferecem cobertura para os custos de defesa, incluindo honorários advocatícios, em ações judiciais, extrajudiciais, além do pagamento da indenização pecuniária. Outros danos que podem ser indenizados são: o extravio, perda, roubo ou furto ou vazamento de documentos e dados de clientes ou terceiros, incluindo registros de informática; danos morais; falhas de sistemas e a responsabilidade de terceirização de serviços; responsabilidade solidária; quebra de sigilo profissional; calúnia, injúria e difamação; violação involuntária da propriedade intelectual; prejuízos financeiros decorrentes de danos corporais, materiais e morais subcontratados e terceirizados, entre outras.

Valência ilustra que o Seguro RC Profissional pode ser acionado em situações, como: erro no desenvolvimento de um sistema ou app; erros em perícias, laudos ou pareceres na inspeção veicular; realização de uma obra, pelo síndico, sem a prévia autorização em Assembleia; perda de prazo para recorrer de sentença, no caso de advogados; erro de cálculo de recolhimento de tributos por parte do contador; etc.

“Contratar um seguro como esse significa ter garantido o apoio em um momento delicado, com consultoria e suporte jurídicos e, mais do que isso, a certeza de que despesas emergenciais para minimizar danos a terceiros serão reembolsadas”, pondera o executivo.

Valência ressalta que estão excluídos da cobertura oferecida pelo Seguro RC Profissional: atos dolosos, apropriação indébita, devolução de honorários pagos pela prestação de serviço, eventos ocorridos antes da contratação do seguro, reclamações trabalhistas e poluição ambiental. Além disso, o executivo ressalta que antes da efetiva contratação do seguro, é feita uma avaliação de risco e é preciso reunir um histórico de reclamações por erros ou omissões ocorridos anteriormente. Dependendo da complexidade do risco, outros documentos podem ser solicitados.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas