Incêndio em SC causa impactos no movimento do Porto de São Francisco do Sul

Especialista discorre sobre como a interdição da BR-101 pode atrapalhar a movimentação de cargas

Um incêndio de grandes proporções causou a liberação de fumaça tóxica e consequente interdição da BR-101, entre Penha e Navegantes, no Litoral Norte catarinense, nesta terça-feira, 20 de dezembro.

De acordo com Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex empresa que oferece tecnologia para o comércio exterior, por meio de uma plataforma completa end-to-end, que ajuda as empresas a planejar, monitorar e automatizar o seu supply chain global, uma interdição dessas proporções provoca impactos significativos na movimentação de cargas do Porto de São Francisco do Sul.

Segundo o executivo, o Porto de São Francisco do Sul é responsável em grande parte pelas exportações de soja, carnes, tabaco, madeira e derivados da indústria moveleira. Os principais mercados de destino a partir do porto catarinense são Estados Unidos, além de distribuição para os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, nesta ordem.

Entre os problemas que podem surgir tanto para a comunidade local quanto para a economia do Estado, Hofstatter destaca:

Prejuízos econômicos: O Porto de São Francisco do Sul é um importante ponto de comércio e exportação para o Estado de Santa Catarina. Se o incêndio causar a interdição do porto, isso pode afetar significativamente a economia do estado, já que muitas empresas dependem do porto para enviar ou receber produtos.

Problemas de transporte: Muitos caminhões e navios poderão ficar parados, o que pode gerar congestionamentos e atrasos no transporte de produtos. De acordo com o CEO da Logcomex, no caso deste incêndio ocorrido hoje, “a interdição das vias certamente causará atrasos na entrega das mercadorias, colocando a operação em risco de gastos extras”.

Problemas ambientais: Liberação de poluentes na atmosfera, que podem afetar a qualidade do ar.

Segundo dados fornecidos pela plataforma da Logcomex, o porto foi responsável pelo escoamento de mais de 650 milhões de dólares em produtos. Outro dado que merece destaque é que mais de 11 bilhões de dólares foram despachados pelo porto com destino à Santa Catarina (no ano).

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas