MAPFRE paga cerca de R$ 350 milhões para sinistros das safras de soja e milho verão

Companhia comprova sua solidez de mercado ao indenizar produtores rurais que foram afetados pela estiagem na safra 2021/2022

Catia Rucco Rivelles

Produtores de grãos, principalmente dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul sofreram com a seca que impactou, principalmente, as lavouras de soja e milho verão nos meses de novembro e dezembro de 2021. Os produtores rurais foram fortemente afetados e por meio do seguro da MAPFRE foram indenizados em cerca de R$350 milhões pelos prejuízos causados pela estiagem.

O total de perdas ainda está sendo contabilizado, pois existe uma grande área a ser colhida, mas já superaram as previsões e são consideradas perdas recorde. “Tivemos duas safras consecutivas com perdas históricas. O produtor que não tinha nenhum tipo de seguro teve um impacto financeiro significativo, obrigando alguns até a saírem da atividade. Em safras como estas, a importância do seguro rural para gestão de risco do produtor se torna ainda mais evidente”, comenta Catia Rucco Rivelles, superintendente de Agronegócios da MAPFRE.

Segundo a executiva, a companhia possui um plano de contingência montado para situações de muitos acionamentos de sinistros no mesmo período. “O seguro agrícola é para cobrir eventos catastróficos e é esperado que algumas safras sejam mais catastróficas que outras. Sendo assim, é necessário que haja uma estrutura de campo montada para atuar nesses tipos de situação”, explica. “Nos casos de sinistros registrados no fim do ano passado devido à seca nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul, a MAPFRE comprovou sua solidez desde o processo de atendimento até as vistorias e pagamento das indenizações”, ressalta.

Catia recomenda que o agricultor deve se atentar ao momento da contratação de um seguro agrícola, para que não perca a época adequada e saiba escolher o produto ideal para assegurar sua lavoura. “O produtor rural deve procurar um corretor especializado em seguros rurais o quanto antes possível, que poderá apoiá-lo em caso de dúvidas e na contratação do seguro. Ainda assim, é necessário que o agricultor leia atentamente a proposta de seguro, as condições gerais do produto e, paralelamente, pesquise sobre as seguradoras”, alerta.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas