Na contramão do índice brasileiro, EZZE mantém redução de turnover

Reconhecer talentos é parte da estratégia de gestão de pessoas da companhia

A EZZE Seguros tem reduzido, a cada ano, o turnover em sua equipe, taxa que analisa a entrada e a saída de colaboradores. No 1º semestre de 2023, por exemplo, houve uma queda de 50% com relação ao mesmo período do ano passado.

O índice é considerado positivo, tendo em vista que o Brasil apresenta o maior percentual de rotatividade do mundo: 56% de aumento no turnover, à frente de países europeus como Reino Unido (43%), França (51%) e Bélgica (45%), segundo levantamento da empresa Robert Half, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Vanessa Oliva

A alta rotatividade pode causar prejuízos como problemas financeiros, além de perda de conhecimento e de reputação para as organizações. “Queremos que as pessoas venham trabalhar e queiram ficar aqui. A EZZE é a empresa perfeita para criar, implementar e construir um ambiente próspero e com resultados de negócios espetaculares”, explica a diretora de Recursos Humanos e Facilities da EZZE, Vanessa Oliva.

De acordo com a executiva, desde fevereiro de 2023, a companhia tem implementado processos de gestão de pessoas, como os apresentados por grandes companhias, em tempo recorde.

Entre as ações está a realização de pesquisa de clima; reestruturação do processo de recrutamento e seleção; convenção e lançamento de um programa de reconhecimento pelos valores da empresa; definição de todas as competências essenciais na organização; lançamento do programa de avaliação de performance; apresentação do mapa de talentos e até a criação de um grupo de samba como banda oficial da seguradora.

“O grande diferencial é que a EZZE escuta todos os colaboradores para que eles se sintam participantes e protagonistas de uma empresa melhor ainda para se trabalhar. O grupo de samba, por exemplo, permite que os profissionais se sintam mais felizes e mais conectados não só com o dia a dia do trabalho, mas também porque se identificam. E até quem não gosta de samba valoriza a iniciativa”, considera Vanessa Oliva.

Ainda segundo a diretora, o fato da EZZE participar neste ano da certificação Great Place to Work (GPTW), que avalia as melhores empresas para se trabalhar, já mostra o compromisso de se preparar e de avaliar onde é preciso mudar. “Temos feito processos de avaliação de desempenho e pesquisa de clima para mudar o que é o desejo das pessoas, porque queremos ser ainda melhores para os colaboradores”.

Conforme Vanessa Oliva, tudo isso tem sido possível porque a liderança da EZZE acredita e permite todas as implementações. “Temos que ser tão prósperos em negócios como na nossa gestão de talentos e, por isso, promovemos práticas de ponta no mesmo patamar de empresas vanguardistas. Tudo com muita agilidade e cuidado com as pessoas”, finaliza.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas