Novas ondas de calor: veja os cuidados ao usar o ar-condicionado

Com o aumento das temperaturas, equipe da Allianz Partners orienta sobre a utilização e manutenção correta dos equipamentos

Nesta última sexta-feira, 20 de outubro, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alertou sobre altas temperaturas nos próximos dias em todo o Brasil, podendo passar de 40ºC em estados do centro-oeste do país.

Com o calor excessivo é comum a utilização de ar-condicionado com maior intensidade e, pensando nisso, especialistas da Allianz Partners, líder global em assistência 24 horas, orientam sobre os principais cuidados para ter um ambiente mais agradável e sem riscos.

Instalação adequada

A má instalação elétrica ou fios desgastados podem não ser capazes de suportar a carga elétrica exigida pelo ar-condicionado, o que pode resultar em superaquecimento, derretimento dos fios ou outros problemas elétricos. Por isso é essencial que a instalação seja feita por um profissional qualificado, de acordo com o manual de instalação do fabricante.

Manutenção periódica

Além da instalação inadequada, a falta de manutenção também pode causar problemas elétricos, sendo necessário seguir as orientações do fabricante para uma manutenção completa e preventiva do equipamento, com a inspeção da fiação, verificação de componentes e limpeza dos filtros, que podem acarretar problemas de saúde quando sujos.

Sobrecarga elétrica

O ar-condicionado consome uma quantidade significativa de energia elétrica, especialmente quando funciona em períodos prolongados. Se o sistema estiver ligado a uma tomada ou circuito elétrico inadequado, isso pode levar a uma sobrecarga, resultando em um curto-circuito ou até mesmo um incêndio.

Uma maneira de ajudar o ambiente a ficar fresco sem precisar sobrecarregar o equipamento é utilizar um ventilador de teto para ajudar na circulação do ar.

Falhas na energia

Além do calor intenso, são esperadas fortes pancadas de chuvas, que podem causar quedas de energia e danificar a rede elétrica. Uma forma de prevenir danos é a utilização de dispositivos de proteção contra surtos, que evitam problemas no sistema causados por flutuações de energia.

Equilibrar o uso do ar-condicionado com a ventilação natural e a segurança elétrica são fundamentais para evitar riscos à saúde e de acidentes incêndios e danos à propriedade. Portanto, é importante tomar precauções adequadas ao usar aparelhos elétricos, como sistemas de ar-condicionado.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas