Pesquisa do Grupo Europ Assistance revela tendências globais do turismo

Apesar da inflação, turistas não deixam de viajar no verão, mesmo para destinos próximos; cenário deve se repetir neste final de ano no Brasil

Uma pesquisa recente do Grupo Europ Assistance em parceria com a Ipsos – a terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo – revelou que três quartos dos europeus consultados viajaram nas últimas férias de verão, que terminaram em 22 de setembro. Mais do que um crescimento de 4% sobre o mesmo período do ano passado, este também é o maior volume já registrado desde 2011.

O levantamento – que teve como objetivo monitorar as tendências globais do turismo – ouviu 15 mil adultos em países como Itália, França, Espanha, Suíça, Alemanha, Áustria, Portugal, Bélgica, Polônia, República Tcheca e Reino Unido. Também foram ouvidas pessoas residentes nos Estados Unidos, Canadá, Malásia e Austrália.

Outro dado relevante que a pesquisa aponta é que, apesar do crescimento da inflação em diversos países, as pessoas não deixaram de viajar, mesmo para destinos próximos. Da mesma forma, as preocupações relacionadas ao Covid-19 também estão desaparecendo, já que menos viajantes evitaram lugares lotados por receio de uma nova epidemia ou quarentena no exterior.

Gabriel Rego

Por outro lado, há também uma maior conscientização quanto a importância de contar com proteção durante a viagem. Na Itália, por exemplo, 73% dos jovens entre 18 e 24 anos optaram por viajar ao exterior nessas férias de verão com seguro viagem.

Segundo Gabriel Rego, Head Travel Brazil da Europ Assistance, “com a pandemia, o segmento ganhou relevância e hoje possui uma importância muito maior no planejamento de qualquer viagem. As pessoas agora se interessam em saber sobre as coberturas oferecidas e os seus respectivos limites. Acredito que esse mesmo cenário que vimos na Europa e em outros países, com as pessoas se protegendo e querendo ir viajar, se repetirá por aqui”.

No Brasil, a empresa já começou as preparações para o ‘Plano Verão’, período que vai de dezembro a março e envolve o início das férias escolares, as festas de final de ano e o Carnaval. Nessa época do ano, a empresa aumenta o número de prestadores para atender os turistas que viajam para mais de 30 cidades no litoral, em quatro estados.

Também nesta época acontece a temporada de cruzeiros pela costa brasileira, que este ano será a maior da história, com saídas desde o final de outubro até o começo de maio. Parceiro global de uma das maiores companhias do setor, o executivo acredita que a demanda será intensa.

“Além de todas essas operações, iniciamos também a comercialização do seguro viagem pela internet e, em breve, deveremos lançar um portal para corretores, agentes de viagens e demais parceiros. Neste verão, trabalho não vai faltar, especialmente no segmento Viagem”, concluiu Gabriel.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas