Planejamento do seguro garantia de obra pode gerar economia de até 20% para a construtora

Exigência do seguro foi expandida com a retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida

O ano de 2023 chegou ao fim com resultados abaixo dos esperados para a construção civil, que terá crescido apenas 1,2%, aponta o SindusCon-SP (Sindicato da Indústria e da Construção Civil de São Paulo). Se esses números não são algo a se comemorar, os de 2024 prometem ser favorecidos pelo programa habitacional Minha Casa Minha Vida, que ganhou novo fôlego com a sanção da Lei Federal nº 14.620/23, complementada por portarias e instruções normativas do Ministério das Cidades.

Entre outras mudanças, a nova fase do programa estabeleceu um prazo mais curto de construção (na faixa 1, de 18 meses), requisitos mínimos de qualidade, um aumento dos valores teto para os imóveis em todas as faixas e uma redução dos juros cobrados na faixa de entrada.

Para as construtoras, uma novidade foi a ampliação da exigência do seguro garantia construtor (SGC) – cuja contratação passou a ser obrigatória também na faixa 1, destinada às famílias de renda mais baixa.

A contratação de um SGC é uma necessidade legal para todas as construtoras que captam recursos necessários para conduzir seus empreendimentos imobiliários, sejam estes financiados por órgãos de fomento (como CDHU e Cohab), bancos públicos (Caixa, Banco do Brasil, BRB, etc) ou privados.

O intuito desse seguro é prestar uma garantia para o órgão ou banco financiador da obra. Em caso de default (quebra) da construtora responsável pelo empreendimento, essa entidade precisa contratar uma outra empresa para retomar e terminar as obras, e é do seguro garantia de obra que saem os recursos necessários. Por essa razão, tanto órgãos de fomento como bancos passaram a condicionar a essa garantia a liberação dos financiamentos, cujos riscos financeiros não são desprezíveis.

A importância de um bom planejamento

O ciclo de construção de um empreendimento é longo. Começa com a escolha do terreno, seguida pela elaboração dos projetos e a necessária aprovação na Prefeitura. Depois, vêm o rito de aprovação do financiamento, o lançamento do empreendimento e o ciclo financeiro de vendas, que se estende por vários meses. Só então a construtora precisa apresentar os seguros obrigatórios.

E muitas delas deixam essa providência para a última hora, ou seja, só vão atrás de uma corretora nesse momento. Na correria, sobra pouco tempo para se fazer uma análise de risco adequada, o que reflete na qualidade e no preço do seguro.

“Essa conduta tem sido tomada principalmente por empresas pequenas e médias, que estão entrando agora no mercado do programa Minha Casa, Minha Vida e, portanto, ainda não têm tanta experiência”, explica Rafael Arcanjo, Diretor de Real Estate e Infraestrutura da Wiz Corporate. “Os empreendedores deixam para cotar o seguro lá na frente, no final da jornada, e com o prazo apertado acabam ficando desesperados e pagando mais caro.”

Rafael afirma ainda que, se o mesmo esforço de planejamento dedicado a outros gastos da obra fosse empreendido também com o seguro, tudo seria diferente. Começando a se movimentar entre 3 e 6 meses antes do fim do prazo, a construtora pode adiantar esse trabalho de análise de risco junto à corretora escolhida – ainda que o efetivo desembolso do preço do seguro só seja feito mais tarde, no momento adequado à contratação.

“Se a corretora tem mais tempo, consegue prestar um serviço muito melhor, de colocação de riscos e de pré-aprovação do seguro junto às seguradoras. Aí, quando chega a hora de contratar os seguros, o empreendedor não precisa correr e o seguros não se tornam uma dificuldade para ele”, argumenta o executivo.

Trabalhando com antecedência, a corretora pode acessar diversos mercados, envolver diferentes seguradoras, fazer uma análise de risco mais embasada e conseguir condições financeiras mais vantajosas. “No limite, isso pode trazer uma economia de até 20% para a construtora”, calcula Arcanjo.

A segurança de um parceiro experiente

Para uma construtora com uma sequência de futuros lançamentos pela frente, é importante contar com uma empresa especializada e experiente, que possa dar suporte integral nessa jornada, trazendo tranquilidade e segurança durante toda a execução do empreendimento.

A Wiz Corporate oferece seguros corporativos para empresas de todos os segmentos, inclusive construtoras, de forma personalizada. Sua equipe comercial é formada por especialistas com profundo conhecimento técnico, que entendem as peculiaridades de cada ramo de atividade e conseguem indicar a solução mais adequada para cada empresa, a partir de um portfólio completo – são mais de 50 seguradoras diferentes.

Integrando o ecossistema Wiz, com 50 anos de experiência, a Wiz Corporate atua em todo o território nacional e usa a tecnologia para oferecer sempre a melhor solução em seguro corporativo, com ótima relação custo-benefício.

“Somos especialistas em seguros para construção civil e temos experiências com todos os órgãos financiadores, sejam eles públicos ou privados. Por isso, estamos preparados para todas as exigências que eles possam apresentar”, garante Arcanjo.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas