Preocupações e oportunidades de Seguros para expatriados

Cuidados que expatriados devem ter quando o assunto é segurança familiar

De acordo com um levantamento feito pelo escritório de advocacia AG Immigration, o número de brasileiros com nível superior que deixaram o País para viver no exterior no ano passado – no caso, nos Estados Unidos – aumentou mais de 13 vezes na comparação com os dados de 2021. Muitos vão em busca de recomeçar a vida do zero, outros vão com emprego acertado, outros para estudar.

No meio dessa decisão importante existem várias preocupações, como alugar um imóvel no País, escola para os filhos e na segurança quando o assunto é a saúde, preservar a vida e o patrimônio. Cobrir o custo de gastos médicos nos Estados Unidos é uma grande preocupação. Luiz Eduardo Halembeck, sócio fundador do Grupo Halembeck Seguros e especialista no tema, destaca que nesse momento é importante não sair do Brasil sem contratar uma apólice que garanta cobertura de Gastos Médicos Maiores.

Esse formato de seguro, segundo ele, é ideal para o momento de transição entre um País e outro. “O seguro de Gastos Médicos Maiores oferece cobertura mundial, sem burocracia na para contratação e a cobertura de gastos pode chegar a US$ 7 milhões, dependendo do tipo de plano. Isso se torna uma grande tranquilidade em uma fase delicada na qual o expatriado tem diversos assuntos importantes para decidir”.

Halembeck destaca que o seguro de Gastos Médicos Maiores deve ser levado em conta para o expatriado mesmo que tenha uma apólice oferecida pela universidade ou empregador, pois essas apólices têm limitações de rede, coparticipação, franquia e atendimento regional e não oferecem cobertura fora do país. “Os dois seguros se complementam e o de Gastos Médicos Maiores oferece uma cobertura maior incluindo no Brasil, pois é comum brasileiros expatriados retornarem ao Brasil para visitar parentes e aproveitar a oportunidade para fazer um check-up de saúde e procedimentos cirúrgicos”.

Além disso, o especialista aponta que esse tipo de apólice também é ideal para o estrangeiro que vem morar no Brasil. “Normalmente, ele chega no Brasil sem endereço fixo, CPF e documentos oficiais do País. O Seguro Gastos Maiores é uma segurança até conseguir se estabelecer de forma permanente além de oferecer cobertura em seu país de origem”

Seguro de vida

Uma forma simples de garantir a segurança da família do expatriado é contratar um seguro de vida no exterior, ressalta o especialista. Ele cita como exemplo o alto custo do imposto sucessório nos Estados Unidos para ilustrar a importância. “Se o imóvel foi comprado na pessoa física, no caso de falecimento de um dos cônjuges, o benefício do Seguro de Vida irá cobrir essa despesa.

Por outro lado, é comum brasileiros utilizarem empresas com sede no exterior para comprar imóveis para evitar o imposto sucessório nos EUA, sendo essa estrutura uma boa oportunidade de usar essa empresa como contratante e pagadora de Apólices de Seguro de Vida no exterior, que são mais modernas, com custos menores e coberturas maiores.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas