SOS Bike já socorreu 11 mil ciclistas em São Paulo: regulagem de câmbio e freios respondem por 45% dos atendimentos

Desde que começou a operar em São Paulo no começo de 2020, o SOS Bike já socorreu mais de 11 mil pessoas que enfrentavam problemas mecânicos enquanto pedalavam pelas principais ciclovias e parques de São Paulo. O serviço móvel de reparos para bicicletas é uma iniciativa da Seguros SURA com o Clube Santuu e pode ser acionado sete dias por semana, nos horários de maior movimento, por meio de qualquer navegador de internet instalado em smartphones, tablets ou notebooks, desde que o ciclista esteja nas zonas de atendimento abrangidas.

“Nosso objetivo com o SOS Bike é proporcionar mais segurança e tranquilidade para todas as pessoas que querem usar a bicicleta para ir ao trabalho ou para ter momentos de lazer, mas que muitas vezes não possuem ferramentas necessárias ou não sabem consertar um pneu furado, por exemplo, para poder seguir com sua mobilidade”, explica Rodrigo Fujita, gerente de Mobilidade da Seguros SURA. Além da capital paulista, o SOS Bike também está disponível gratuitamente para ciclistas que circulam nas orlas do Leblon e Copacabana, no Rio de Janeiro, e na vizinha Niterói.

Mais tranquilidade para ir trabalhar

O fotógrafo Claudio Meletti, 56 anos, já utilizou o socorro do SOS Bike para resolver um problema no freio da sua bicicleta em dezembro de 2020. Ele solicitou o reparo diretamente para um dos mecânicos que dava plantão com a bicicleta-oficina no Parque do Ibirapuera. “Além de ser bem atendido, o reparo ficou excelente”, agradeceu. Disse ainda que a possibilidade de chamar o SOS Bike pelo celular tornará os deslocamentos mais seguros. “Vou ficar mais tranquilo ao voltar do trabalho, pois a gente nunca sabe quando a corrente pode quebrar”, desabafou.

Principais problemas: freio e câmbio

Dentre os 11 mil atendimentos realizados pelo SOS Bike em pouco mais de um ano em São Paulo, o problema mais apresentado por usuários e usuárias foi o de regulagem de câmbio e freio (45%). Em segundo lugar, estão os apertos de selim, guidão e pedivela (30%), seguidos pela calibragem de pneus ou conserto de câmaras (20%) e a lubrificação de correntes (5%).

O CEO da Santuu, Rodrigo Del Claro, revela que a gratuidade do SOS Bike vai continuar por tempo indeterminado, como um “agrado” para os ciclistas e como uma contribuição para a boa mobilidade urbana. Um auxílio que se mostrou ainda mais importante durante essa fase difícil provocada pela pandemia de Covid-19. “O SOS Bike também é um serviço essencial aos novos usuários de bicicleta que temem ficar à mercê de panes mecânicas”. Ao mesmo tempo, ele informa que a iniciativa tem ajudado ciclistas entregadores a garantir o ganha-pão diário. “Atualmente, 60% do público é formado por jovens que trabalham para aplicativos de delivery”, explica.

Como usar o SOS Bike

Qualquer ciclista pode pedir a ajuda dos mecânicos do SOS Bike caso os encontre durante os trajetos que realizam pelos corredores cicloviários mais movimentados de São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói. Já para acionar o serviço de reparos pela internet, é necessário fazer um cadastro simples e gratuito no Clube Santuu, um clube de serviços e produtos exclusivo para ciclistas que conta com mais de 16 mil membros.

Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios

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