Vendas de aeronaves aquecem mercado de seguro aeronáutico

Compra e venda de aeronaves particulares estão aquecidas em 2024, lideradas pelo agronegócio – com maior demanda para seguros aeronáuticos, que registram grande crescimento no mês de fevereiro

Enquanto a aviação comercial enfrenta uma crise econômica, ainda sob reflexo da pandemia, a aviação geral no Brasil passa por um boom de compra e venda de aeronaves, novas e usadas, principalmente no segmento de agronegócios, com consequente recorde de movimentação de pousos e decolagens. Esse boom do mercado reflete no setor de seguros aeronáuticos, com grande crescimento da procura para seguros de aeronaves somente em fevereiro de 2024.

Em 2019, segundo a ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), foram 875,9 mil pousos e decolagens de aeronaves de negócios nos 100 maiores aeroportos do País. Em 2023, esse número saltou para 926,1 mil operações. Segunda maior frota mundial de jatos, o Brasil possuía 780 jatos em 2022 e, no último ano, esse número saltou para 852.

O mercado de fretamento está acelerado e impressiona até mesmo quem já atua no mercado há mais de uma década. Segundo Luiz Eduardo Moreira, CEO da VOKAN Seguros, a tendência observada em anos anteriores mostrava janeiro e fevereiro com baixa procura por seguros. “Em 2024, entretanto, esse número se reverteu. Em fevereiro, tivemos um crescimento de quase 100% em nossa receita em relação ao ano passado.”

Moreira afirma que uma de suas três maiores parceiras importou 15 aeronaves somente em janeiro. “O volume está muito grande no mercado de usados e os fabricantes também já tem aeronaves zero vendidas até 2026, o que vai gerar um volume de entregas grande nos próximos anos, impulsionadas pelo agronegócio.”

Na VOKAN, o proprietário/operador personaliza sua apólice de seguros de acordo com a sua operação. Como corretor superespecializado, a VOKAN tem condições de adequar a cobertura de acordo com as características e uso da aeronave. “Este entendimento da operação muitas vezes determina se a seguradora vai ou não pagar um sinistro, pois o que vemos hoje no mercado são muitas apólices que não refletem a real operação da aeronave e que podem ter sua cobertura prejudicada em eventual sinistro”, afirma Moreira.

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