Porto Bank lista dicas de uso inteligente do cartão de crédito

O crescimento do uso de cartões de crédito no Brasil é uma realidade. De acordo com dados da Abecs – Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços -, o setor registrou aumento de 10,7% no 1º trimestre de 2023. Com o uso cada vez mais buscado pelos consumidores, é essencial ter em mente algumas dicas de bom uso da ferramenta para manter um controle financeiro saudável no planejamento. Para auxiliar no tema, a Porto Bank listou algumas dicas para implementar na rotina para que nada saia do controle.

Crie um orçamento

Entender sobre os gastos é o primeiro passo para conseguir otimizá-los. De início, é necessário listar as receitas e despesas para ter uma visão mais clara do dinheiro e definir um teto de gastos para evitar exceder limites. Com o valor estabelecido, é possível visualizar gastos que fiquem dentro do orçamento.

Acompanhe os gastos

Monitore regularmente os gastos no cartão de crédito e, caso precise, utilize algum aplicativo que otimize o gerenciamento das compras para evitar o acúmulo de dívidas. A aplicativo da Porto traz uma série de facilidades para controlar os gastos, realizar gestão de limite, fazer consultas, além de disponibilizar o cartão virtual para que você possa comprar online com mais segurança.

Parcelamentos

A principal facilidade do cartão de crédito, com certeza é a possibilidade de parcelamento. O cenário ideal é sempre pagar à vista, mas sabemos que parcelar muitas vezes é a opção que cabe no bolso e não compromete a renda. Mas é necessário saber utilizá-lo com atenção para não cair em uma bola de neve e comprometer o limite do cartão nos meses comprometidos com o parcelamento. Uma dica é não realizar novas dívidas enquanto estiver pagando outras, evitando acúmulos. Algo importante, também, é definir prioridades e determinar um teto de gastos com o cartão, pagando sempre o valor total da fatura até o vencimento.

Programa de relacionamento

Fazer parte de um programa de relacionamento para converter o valor das suas compras em benefícios é uma ótima saída para ter descontos em produtos e serviços que esteja precisando. A Porto desenvolveu o programa de relacionamento PortoPlus, na qual possibilita ofertas exclusivas em mais de 200 lojas parceiras para seus clientes, descontos no Seguro Auto, Seguro Vida, pacotes de viagens, conversão de milhas, entre diversos outros benefícios.

Além dessas vantagens, clientes da Porto Bank podem acumular pontos no programa fidelidade, podendo utilizá-los como descontos em diversos produtos e serviços com o uso do cartão. Há, também, recompensas como o cashback, para que seus clientes possam ter uma parte do dinheiro investido de volta e economizar.

Entenda as taxas e tarifas

Esteja ciente das taxas e tarifas associadas ao uso do seu cartão de crédito. Leia atentamente o contrato e entenda todas as cobranças adicionais. Isso ajudará a tomar decisões mais informadas e evitar surpresas desagradáveis em relação às despesas.

Compras online

Hoje em dia as compras online se tornaram muito frequentes pela sua praticidade e por possibilitar descontos maiores em diversos produtos. Saber usar o cartão de crédito no ambiente digital é superimportante para evitar cair em sites falsos, golpes e até que criminosos utilizem o cartão indevidamente. Desse modo, é primordial analisar se o site é confiável e usar o cartão virtual para se resguardar. O cartão virtual funciona como uma cópia do original, mas seu código de segurança (CVV) é alterado a cada 24 horas, possibilitando mais segurança.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas