Boa Vista desenvolve novas soluções de olho na inadimplência

Soluções tem foco em mitigar riscos na concessão de crédito para pessoas físicas e jurídicas

Em tempos de alta inadimplência, a empresa de inteligência analítica Boa Vista, por meio de seu Centro de Excelência em Analytics (CEA), desenvolveu duas novas soluções para avaliar os riscos na concessão de crédito para pessoas físicas. Uma delas, o Modelo de Concessão Digital, visa atingir um público que busca crédito por meio de canais digitais, que geralmente costuma ser de um perfil mais jovem e de menor renda, especialmente nas novas instituições financeiras, como as fintechs.

Além disso, a empresa também aposta em uma nova solução analítica para a concessão de crédito em curto prazo. O Modelo Power Score Curto Prazo se propõe a calcular a probabilidade de pagamento da primeira parcela do crédito concedido, auxiliando a diminuir a inadimplência no primeiro mês do contrato. As duas soluções foram desenvolvidas combinando todas as fontes de dados da Boa Vista, incluindo Cadastro Positivo, base do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e diversas fontes alternativas. “Queremos potencializar a concessão de crédito ao consumidor com o risco de inadimplência controlado”, explica Lucas Guedes, Vice-presidente de negócios da companhia.

Blindagem anti-inadimplência para empresas

Além dos produtos voltados para pessoas físicas, a Boa Vista ainda desenvolveu uma nova versão de sua solução para a concessão de crédito para empresas. O novo modelo tem potencial de aumentar a aprovação de clientes em relação aos modelos anteriores, considerando a mesma meta de inadimplência, fatores que podem variar de acordo com o perfil de cada empresa e do apetite de risco.

A companhia desenvolveu também uma solução capaz de prever o faturamento das empresas que solicitam crédito, auxilia na atribuição de limite para cartão de crédito, capital de giro, crédito pré-aprovado, e outras ofertas, além de contribuir com a recuperação de débitos entre R$ 5 mil e R$ 30 milhões. O produto, que é baseado em machine learning, utiliza mais de 180 variáveis preditivas. As soluções utilizam todas as informações disponíveis na base da Boa Vista, como o Cadastro Positivo, o cadastro negativo (o SCPC, Serviço Central de Proteção ao Crédito) e outras bases alternativas.

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