Com Data Lakehouse, CNseg impulsiona inovação e modernização dos dados

Entidade trocou estrutura baseada em silos por um modelo híbrido, de armazenamento flexível

Em sintonia com as tendências do setor, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) adotou uma nova arquitetura de dados no modelo Data Lakehouse com o objetivo de modernizar a sua estrutura de dados, impulsionando a escalabilidade, e ainda mais a segurança e governança desses dados.

Essa evolução estrutural não apenas facilitará a prototipagem de novos produtos para contribuir com o mercado de seguros, mas também aprimorará as soluções já estabelecidas, capacitando a entidade a explorar novas ideias e conceitos a partir de uma vasta gama de dados disponíveis.

O Data Lakehouse permitirá que a CNseg aproveite o armazenamento flexível para todos os tipos de dados, sejam estruturados, não estruturados ou semiestruturados. Essa abordagem híbrida combina a flexibilidade do Data Lake com as funcionalidades de gerenciamento e a estruturação de dados de um Data Warehouse. “Essa iniciativa resulta em uma considerável melhoria na velocidade de análise de dados, possibilitando a extração de insights de maneira ainda mais ágil e eficaz. Esse aspecto é particularmente relevante ao abordarmos a Prevenção e Combate à Fraude, uma das áreas de maior destaque dentre as 30 soluções oferecidas às nossas associadas”, explica Juliana Cardim, Superintendente de Produtos e Operações da Diretoria de Serviços às Associadas da CNseg.

Para a executiva, a implementação do Data Lakehouse reflete um ambiente de inovação contínua, onde a experimentação e a rápida adaptação são cruciais.

Anteriormente, a CNseg operava com uma estrutura de dados baseadas em silos segregados, com maior foco no armazenamento de dados estruturados. O Data Lakehouse, por sua vez, proporciona ferramentas avançadas para análise de dados, incluindo aprendizado de máquina, inteligência artificial e análise preditiva, o que permite que à CNseg possa compreender com maior profundidade os comportamentos do mercado e as tendências atuais e futuras.

“Essa ação não só reforça a posição da organização como uma usuária sofisticada de tecnologia de dados, mas também a estabelece como uma líder inovadora na aplicação de análises para orientar a estratégia empresarial e a tomada de decisões”, afirma André Vasco, diretor da área de Serviços às Associadas da Confederação.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas