Empresa gaúcha é pioneira no País ao receber atestado de segurança para tecnologia própria de prova de vida

Solução da Combate à Fraude passou por diversos testes de detecção de fraudes de identificação digital, seguindo a metodologia ISO/IEC 30107-3, que atesta a segurança de soluções biométricas de reconhecimento facial

A Combate à Fraude é a primeira empresa brasileira com tecnologia própria de prova de vida a estar em conformidade com o padrão ISO/IEC 30107-3, que atesta a segurança de soluções biométricas de reconhecimento facial.

A solução de prova de vida da IDTech nacional especializada em tecnologias antifraude de identificação digital passou por uma série de avaliações que simularam várias tentativas de fraudadores usando fotos e vídeos falsos. Os resultados dos testes apontaram que um total de 0% dessas tentativas foram aprovadas pelo sistema da empresa.

Desenvolvida no país, a tecnologia de prova de vida da Combate à Fraude é utilizada por diversos varejistas, bancos, fintechs e empresas de serviços como forma de garantir a veracidade na identificação de pessoas no processo de cadastro (onboarding).

A conformidade da solução com o padrão ISO/IEC 30107-3 permite às empresas diminuir drasticamente as chances de fraudes de golpistas que tentam se passar por outras pessoas usando fotos de terceiros, documentos forjados, além de imagens e vídeos de outros sendo mostrados de um dispositivo móvel.

Além da questão da segurança, Rafael Viana, CTO da Combate à Fraude, lembra que a prova de vida também ajuda as empresas a evitar prejuízo financeiro. “É possível evitar que fraudadores abram, por exemplo, uma conta ou peguem empréstimos em um banco digital ou fintech”, diz o executivo.

Segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do serviço de proteção ao crédito, SPC Brasil, realizado em 2019, o prejuízo anual das companhias com fraudes chega a R$ 1,8 bilhão.

Os testes que atestam a qualidade biométrica da tecnologia da Combate à Fraude foram realizados pelo conceituado laboratório independente iBeta Quality Assurance.

Números da Combate à Fraude em 2021

· Mais de 9 milhões de análises efetuadas

· 80 mil fraudes evitadas

· R$ 500 milhões de prejuízo evitados às empresas

· Novembro foi o mês com o maior número de reprovações de cadastros

O projeto foi encabeçado pelo CTO da empresa, junto com Álvaro Nolibos, engenheiro de software e líder do setor de inteligência artificial, Ricardo Garim, head de identidade digital, e Roberto Menegais, engenheiro de inteligência artificial. Ao todo, mais de 100 profissionais foram envolvidos no trabalho multidisciplinar.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas