Open Insurance e o processo de aceleração digital no mercado de seguros

Conheça as 5 estratégias baseadas em APIs para tornar essa modernização viável

Com o Mundo Open, surgiu a necessidade de se construir negócios mais digitais, conectados e abertos. Esse é um grande desafio, principalmente para empresas que possuem um grande número de sistemas legados, como é o caso de grande parte das seguradoras, que precisam estar prontas para quando finalizar o processo de implementação do Open Insurance no país.

De acordo com Marcílio Oliveira, co-fundador e CGO da Sensedia, multinacional brasileira de tecnologia especialista em APIs, é preciso estabelecer estratégias para promover essa transformação nas empresas. A evolução digital dos produtos, a criação de ecossistemas digitais, a geração de novos fluxos de receitas e a possibilidade de novos posicionamentos e lideranças no mercado são algumas das ações mais importantes para atingir esse objetivo.

“Se os líderes da indústria de seguros quiserem permanecer como grandes competidores na próxima década, é essencial que eles acelerem sua transformação digital e criem um ecossistema baseado em inovação. E as APIs são as habilitadoras dessa transformação e conexão. Isso porque, quando implementadas estrategicamente, elas impactam cada aspecto do negócio”, ressalta Oliveira.

Estratégias baseadas em APIs

A regulação e o bom funcionamento do Open Insurance passam pelo uso metódico de APIs, que funcionam como uma espécie de “cola” digital, conectando diversos serviços. Por meio dessa ferramenta, é possível aplicar estratégias como:

· Usar o Ecossistema como uma ferramenta chave para a inovação;

· Alcançar a resiliência e a escalabilidade necessária em operações mais ágeis, econômicas e eficientes;

· Evoluir os produtos digitais para analisar o grande volume de dados em tempo real e fazer avaliações a partir de comportamentos, desencadeando ações pró-ativas que irão proporcionar a melhor experiência para o cliente;

· Responder com maior agilidade às demandas do mercado por meio da transformação das aplicações monolíticas em microsserviços, que possam atender às necessidades específicas e serem atualizados sem afetar todo o sistema;

· Abraçar um posicionamento como Plataforma, fazendo parcerias capazes de combinar serviços, orquestrar recursos e executar ações coordenadas, visando conseguir novos canais de venda, proporcionar interações com novos clientes, expandir a capacidade dos produtos e serviços existentes e fazer um uso mais eficaz dos dados, aplicando modelos de monetização;

· Desenvolver um novo fluxo de receita, por meio das estratégias definidas entre parceiros e clientes.

Com o Mundo Open e o compartilhamento  dos dados, as APIs serão fundamentais para garantir a criação de um ecossistema digital que possibilite uma inovação mais rápida nas empresas.

“Nossos clientes conseguiram revolucionar suas estratégias de negócios por meio das APIs, gerando novos fluxos de receita, desbloqueando dados, conectando os sistemas legados e aprendendo novas formas de melhorar a experiência do consumidor. As APIs solucionam muitos desafios que a indústria de seguros enfrentam atualmente e também são a resposta para muitas das demandas do futuro”, explica Marcílio.

Inovação na prática

Em um caso de sucesso, a Sensedia auxiliou a MAG Seguros no desbloqueio de dados e na inovação mais rápida de seus ecossistemas. Com isso, a seguradora explorou novos modelos de negócios e conseguiu atrair, por meio de suas APIs,mais de 35 parceiros corporativos e mais de 500 desenvolvedores externos registrados em sua plataforma. Isso mostra que, com as APIs corretas, o design preciso e uma estratégia sólida, a MAG conseguiu inovar rapidamente.

Na ocasião, a MAG realizou hackathons unindo sua equipe e de seus parceiros para experimentos de integração e inovação, abrindo oportunidades de desenvolvimento de novos produtos e parcerias.

“Nós não temos mais gargalos. Tudo está disponível no nosso portal, o qual se tornou um retrato do nível de digitalização da companhia. Aliás, se tornou um grande diferencial nosso diante da concorrência”, ilustra Luiz Henrique Queiroz, superintendente de arquitetura corporativa da MAG Seguros. “A sinergia que nós vivenciamos com a Sensedia, com suas plataformas e integrações, tornou possível novas parcerias e oportunidades de negócios”, conclui o executivo.

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