Startup está revolucionando o setor financeiro e permite que Bancos e Seguradoras entreguem maior eficiência aos seus cliente

A N5 oferece ferramentas personalizadas e nativamente preparadas para o Open Finance, além de soluções especialmente desenvolvidas para as novas demandas da indústria financeira

A N5, fundada por Julián Colombo e outrompresa de software para Fintechs, Bancos e Seguradoras, foi fs seis executivos latino-americanos prestigiados no setor financeiro em agosto de 2017. Ao notar a grande frustração das empresas em suas tentativas de transformação digital, eles desenvolveram uma plataforma customizável – nativamente preparada para o Open Finance -, na qual é possível a total digitalização de processos, independente do ponto de partida tecnológico, permitindo que bancos e seguradoras apresentem uma proposta de valor melhor e mais eficiente para seus clientes.  Em quatro anos de existência, a empresa vem crescendo cerca de 500% ao ano e possui em seu portfólio clientes como: Mastercard, Santander ou Zurich.

Para a startup é necessário resolver o que eles chamam de “armadilha do B2C”. Ou seja, empresas que vendem para empresas (B2B) e tentam se parecer com quem atende o consumidor final (B2C), com  produtos genéricos que focam em capturar o máximo possível de mercado. “Nosso modelo é estruturalmente diferente dos nossos concorrentes. A maioria das soluções de software para empresas nasce com a ambição de ser universal, para atender todos os setores e segmentos. A N5 se concentra apenas no setor financeiro, entendendo sua regulamentação, seus sistemas legados, sua interoperabilidade e os fundamentos do negócio. Isso torna nosso produto único, gerando resultados tangíveis em um curto prazo”, diz Julián Colombo, CEO da N5. “Usando uma analogia simples: quando eu preciso de um terno, posso ir até o shopping e encontrar modelos prontos, com cortes que se adaptam a diferentes corpos, porém se eu for a um alfaiate, ele será feito baseando-se em minhas próprias medidas, e assim, me servirá perfeitamente. É exatamente isso que nós oferecemos aqui, algo único e perfeito pensando especificamente nas necessidades de cada cliente”, continua.

Dentre os produtos ofertados pela empresa, a plataforma da N5 é o carro-chefe. Após uma análise de todas as variáveis do cliente, o sistema é implementado – por completo ou parte dele – de acordo com a demanda,com apoio e suporte da empresa durante todo o processo. A startup também oferece serviços de consultoria, para ajudar clientes com necessidades específicas, que não necessariamente estão vinculadas à plataforma e o “Software Factory”, que consiste em “alugar” seus profissionais de tecnologia ou assumir a construção de algum produto tecnológico para uma empresa. Esta é a única linha de negócios em que a N5 considera atender clientes que não sejam da indústria financeira.

Originalmente pensada há duas décadas, no México, pelo Julián Colombo, quando trabalhava como diretor de um importante grupo financeiro, foi somente em 2017, nos Estados Unidos, que a N5 nasceu. A ideia de seu produto foi vendida e assim que a empresa foi aberta já havia uma lista de espera informal de clientes, que adiantaram dinheiro para a criação do projeito e serem os primeiros a receber a plataforma. Essa confiança instantânea foi o grande impulso para acelerar a plataforma e desde então, a N5 é financeiramente sustentável, o que sempre viabilizou seu desenvolvimento sem a necessidade de investimentos externos.

A empresa já chegou a recusar mais de 20 propostas de investimentos e compras, principalmente de fundos mútuos, mas também de alguns gigantes da tecnologia. Julián destaca que o declínio de todas elas não significa desinteresse em incorporar novos investidores, mas sim em acolher aqueles que podem ajudar a cumprir os objetivos de longo prazo, garantindo a coerência estratégica para o futuro da N5.

“Estamos focados em garantir que nossos clientes tenham sucesso em sua transformação digital. Todos os outros objetivos são secundários. Não queremos reduzir nossa qualidade, velocidade e profundidade para atingir nossos próprios objetivos financeiros. Nosso único compromisso é gerar relacionamentos de longo prazo. O fato de sermos rentáveis, de nunca termos perdido um cliente e de tudo vir por recomendação é uma indicação de que estamos no caminho certo”, comenta.

Ainda assim, a empresa está crescendo a taxas de 500% ao ano, impulsionada por algumas das maiores fintechs, bancos tradicionais e seguradoras do mundo. Hoje, conta com 200 funcionários na região, escritórios em 13 países e grande presença na América Latina. Seu portfólio de clientes vai de bancos multinacionais europeus a fintechs brasileiras, além de atender também bancos públicos na Argentina, Seguradoras na Suíça, meios de pagamentos na Arábia e fundos de investimento americanos.

Recentemente lançou novos produtos, como aplicativos mobile especializados para bancos e seguradoras e novas funcionalidades da sua plataforma Open Finance, tanto no mercado brasileiro como em toda América Latina e Europa. A empresa pretende continuar adicionando profundidade à sua plataforma e expandir ainda mais sua operação. “A indústria financeira está cansada de projetos tecnológicos faraônicos, com atrasos crônicos, despesas descontroladas e nenhum impacto evidente nas variáveis reais do negócio. Isso nos deu a oportunidade no mercado e o boca a boca da indústria fez o resto”, avalia Julián.

E ainda, este ano foi reconhecida pela Microsoft, entre mais de 4 mil indicações de 100 países, como a Startup do Ano na América Latina e Caribe na categoria Excelência Empresarial, por sua inovação e implementação de soluções para clientes baseados na tecnologia dos gigantes tecnológicos

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas