Cresce demanda por planos funerários corporativos e Grupo Zelo consolida sua estratégia B2B

Com processo mais eficiente e humanizado, assistência especializada prestada pelos planos atrai cada vez mais empresas na oferta de benefícios aos colaboradores

Com capacidade de operação em território nacional, Grupo Zelo cresceu 100% em negócios corporativos. (Divulgação/Grupo Zelo)

Os planos funerários evoluíram de vendas porta a porta para se tornarem um benefício corporativo cobiçado. Esse cenário se comprova pelo crescimento de 100% ao ano que o Grupo Zelo, maior empresa de serviços funerários no Brasil, vem registrando nos últimos dois anos em planos corporativos. Já são mais de 215 mil vidas alcançadas pelo Zelo Empresas no país.

No cerne desse crescimento está a eficiência e o suporte imediato que os funcionários recebem durante situações de morte na família, que demandam grande esforço, tempo e energia para navegar pelas complexidades dos arranjos funerários. Empresas relevantes como Petlove, Onfly, Simpress, BR Supply, entre outras, já integram os serviços funerários como parte do pacote de benefícios oferecidos para funcionários.

“As pessoas não se planejam para isso, mas nós sabemos que é importante e que um serviço feito de forma humanizada e com acolhimento faz a diferença no processo de luto, não só do colaborador, mas também de seus colegas e familiares, além da questão financeira que também pesa nesse momento,” explica Daniela Santos, diretora de RH da Simpress, uma das empresas que oferece aos seus 2 mil colaboradores o plano funerário como benefício.

O Grupo Zelo iniciou a oferta de planos funerários para empresas em 2020, mas intensificou seu foco nos contratos B2B a partir de 2021, alcançando crescimento exponencial.

Os serviços inclusos no plano empresarial são similares aos do plano convencional, abrangendo traslado, preparação do corpo, urna, ornamentação, coroa de flores e velório, podendo ser adaptados conforme a necessidade e perfil de cada empresa. A flexibilidade e personalização dos serviços são características-chave.

O perfil das empresas que já aderiram aos planos funerários do Grupo Zelo para seus funcionários é variado. “A partir de 5 colaboradores qualquer empresa pode optar pelo benefício, sem limitações quanto à idade ou grau de parentesco dos familiares a serem incluídos”, explica Fábio Garib, gerente do Zelo Empresas. Dentre os clientes, estão sindicatos, associações, empresas de serviços, bancos digitais e empresas de tecnologia.

Mercado de planos funerários

O mercado brasileiro de planos funerários movimenta cerca de R$ 13 bilhões ao ano, conforme dados do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep). Essa indústria, globalmente, atingiu US$ 102,6 bilhões em 2020, e é esperado um crescimento médio ponderado (CAGR) de 10,7% até 2026, alcançando US$ 170,4 bilhões, indicando um expressivo potencial de crescimento nos próximos anos.

O Grupo Zelo sozinho apresentou crescimento considerável em seu faturamento, registrando um aumento de 80% ao ano entre 2017 e 2021. Em 2022, atingiu R$ 530,9 milhões, e a expectativa para 2023 é ultrapassar os R$ 600 milhões, representando um crescimento de receita de 51% em relação ao ano anterior. Em 2023, mais de 550 mil planos estão ativos, cobrindo mais de 3,8 milhões de vidas.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas