Educação financeira a longo prazo é essencial para a longevidade

Focada em conhecimentos fundamentais e voltada a todas as gerações, plataforma ACQUA supera as 2 mil inscrições no primeiro mês de operação

Com o aumento da expectativa de vida da população, o planejamento financeiro a médio e longo prazo torna-se essencial para um envelhecimento saudável. No Brasil, a população idosa evoluiu de 11,3% em 2012 para 15,1% em 2022, segundo o IBGE. Enquanto isso, o sistema de previdência social está pressionado, representando 40% do total de despesas primárias públicas. Neste cenário, especialistas apontam que investimentos para a aposentadoria individual, como a previdência privada, serão necessários para garantir a longevidade. Por isso, é importante que as pessoas se informem e tenham conhecimento em educação financeira desde cedo.

Wagner Oliveira

Para Wagner Oliveira, especialista em Educação Financeira da Quanta Previdência, a conscientização sobre planejamento financeiro é uma demanda cada vez mais urgente. “A expectativa de vida do brasileiro tem crescido a cada ano e a longevidade desponta como um grande presente para todos nós. Paralelamente a isso, temos o desafio e a responsabilidade de nos prepararmos financeiramente para o futuro. Dentro deste contexto, estamos certos de que a educação financeira de longo prazo cumpre um papel fundamental”.

Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apenas 35% dos brasileiros consideram-se alfabetizados financeiramente. Porém, algumas iniciativas trabalham para aumentar esse índice.  A ACQUA – Academia Quanta de Educação Previdenciária é um exemplo. Lançada em novembro de 2023, a plataforma gratuita já recebeu mais de 2 mil inscrições. Mais da metade dos alunos matriculados (51%) já concluíram cursos disponíveis. A avaliação dos cursos foi alta – atingiu nota de 4,64, sendo que a máxima é 5.

Desenvolvida pela empresa catarinense Quanta Previdência em parceria com a Somma Investimentos, a ACQUA se diferencia por promover uma cultura de educação financeira de longo prazo e democratizar o conhecimento a todas as gerações. “Nosso desafio é promover a educação de longo prazo, que permite que as pessoas tomem as melhores decisões para o futuro. Além da estabilidade financeira, um bom planejamento oferece oportunidades para um envelhecimento mais tranquilo e seguro”, completa o especialista em educação corporativa da Quanta, Wagner Oliveira.

A ACQUA foi planejada para oferecer conteúdos de uma forma acessível e com conhecimentos fundamentais que podem ser usados a longo prazo. A plataforma possui cursos focados nos quatro capitais: saúde, social, intelectual e financeiro. A ACQUA é inclusiva e aberta, independentemente da experiência ou conhecimento.

Outra facilidade é o formato dos conteúdos. Dentro da plataforma o aluno encontra vídeos, e-books, infográficos, videocasts e até cursos, tudo desenvolvido de forma inovadora, de fácil compreensão e com trilhas personalizadas de acordo com o perfil do usuário, com linguagem específica para jovens de 13 anos até pessoas com mais de 60 anos.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas