Pesquisa mostra que 73% das pessoas buscam planos funerários para evitar lidar com burocracias e gastos imprevisíveis

Uma pesquisa recente da insurtech Amar Assist apontou que 73% das pessoas que buscam planos funerários no Brasil, o fazem para não ter que se preocupar em resolver burocracias e para evitar gastos imprevisíveis. O Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep) confirma este levantamento, visto que concluiu ser necessário, em média, 70 decisões burocráticas a serem tomadas para o enterro de uma pessoa, sem contar com seus custos.

Bruno Gallo

“Este levantamento feito por nós confirmou algumas de nossas hipóteses e não apenas sobre nossos clientes, mas também como uma visão geral do comportamento dos brasileiros. A maior parte da população não possui nenhum tipo de assistência ou planejamento funerário e aqueles que o buscam têm como principal motivação a precaução para um momento tão inesperado e ao mesmo tempo inevitável, a fim de torná-lo o menos doloroso possível e não prolongá-lo”, ressalta Bruno Gallo, CEO e Founder da Amar Assist. Outro fator que o executivo destaca da leitura de dados de comportamento do consumidor brasileiro é o receio recorrente de golpes, sentimento exacerbado devido ao aumento da frequência dessas tentativas por criminosos, que acabam gerando uma sensação de insegurança para muitas pessoas que cogitam aderir a serviços online. “Agora, com tais dados fornecidos, nós conseguimos entender as dores e comportamentos da população para então podermos oferecer um serviço ainda mais focado e condizente com as suas necessidades”, explica Gallo.

O levantamento identificou que a maior parte das pessoas que têm receio de contratar serviços de seguro pela internet dizem que o medo de golpes é o principal fator para tal. O perfil do brasileiro que mais busca informações sobre contratação de planos funerários na internet, segundo identificado pelo levantamento da Amar Assist, são do sexo feminino, com idades entre 35 e 65 anos e com ensino médio e ou superior completos, sendo a porcentagem correspondente a 25,1% e 26,3% respectivamente.

Ainda segundo o levantamento da insurtech, em termos geográficos, a maioria é da região sudeste, com 64% dos contratantes. No quesito econômico, 46,3% tem renda familiar mensal entre a faixa de R$2.900,01 a R$7.100,00, com casa própria e possuidor de carro ou moto, representando 64,2% dos entrevistados. Além disso, quase 80% dos entrevistados dizem ter idosos na família, o que pode ser um fator importante para buscar soluções de pós-saúde.

“Pudemos identificar claramente com nosso levantamento que o perfil do brasileiro que busca uma solução de plano funerário no Brasil hoje é pertencente à classe B, C e D, com certa estabilidade financeira e, portanto, mais propenso a buscar e investir em soluções de saúde e pós-saúde a longo prazo”, completa Gallo.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas